Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1990-1999pt_BR
dc.date.accessioned2013-11-12T11:27:31Z-
dc.date.available2013-11-12T11:27:31Z-
dc.date.issued2002-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2102-
dc.description.abstractEste texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 869: Avanços, limites e desafios das política do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeAdvances, limitations and challenges of MEC's policies for higher education in the 1990s: undergraduate educationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)pt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar avanços, limites e tendências futuras do setor a partir de estudo de caráter descritivo mediante o qual foram descritas as principais ações do governo federal relativas à gestão e ao financiamento do ensino superior no Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 869pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe following text aims to outline the evolution of undergraduate education in Brazil, during the decade of 1990, with emphasis on the federal policies for this area. Therefore, the text presents: (i) synthesis of government diagnosis and the resulting actions; (ii) main actions and programs implemented during the decade; (iii) dimensions of this area in the four levels of administration (federal, state, municipal and private); and (iv) analysis of the expenditures of the Ministry of Education (MEC) with federal higher education institutions (IFES). As conclusion, it was identified improvements and difficulties to the implementation of the government policies and programs, as well some of the challenges of the higher education in Brazil on the current decade.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_869.pdf197.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.