Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2110
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_875.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O uso das PNAD´s na análise do fenômeno migratório: possibilidades, lacunas e desafios metodológicos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 875: O uso das PNAD´s na análise do fenômeno migratório: possibilidades, lacunas e desafios metodológicos
The use of PNAD in the migration analysis: opportunities, gaps and methodological challenges
Authors: Cunha, José Marcos Pinto da
Abstract: Nos anos de 1990, após mais de uma década de sua implantação, a PNAD incorporou, de maneira contínua, a coleta de informações sobre migração em seu questionário básico. Contudo, percebe-se que o uso desses dados é ainda muito pequeno entre os estudiosos de população, em especial os demógrafos. Este artigo, como parte de um projeto maior da avaliação das PNADs dos anos de 1990, teve por objetivo principal apresentar as potencialidades dessa fonte para análise e diagnóstico da migração, além de algumas possibilidades para o aperfeiçoamento do instrumento, no que diz respeito ao estudo do fenômeno migratório. Para mostrar a confiabilidade dessa fonte, também foram feitos exercícios, de maneira a comparar os resultados derivados das PNADs de 1992 e 1996, em termos dos volumes e fluxos migratórios estimados, aos do Censo Demográfico de 1991 e Contagem de 1996. Ficou claro que, além de consistentes, os dados da PNAD representam uma rica e confiável fonte para o conhecimento da migração e que, portanto, deveriam ser mais utilizados, tanto de maneira a se propor novas e criativas formas de manipulação das informações, quanto visando contribuir para o processo de aperfeiçoamento do instrumento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.