Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2121
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1084.pdf492.11 kBAdobe PDFView/Open
Title: Demanda por água e custo de controle da poluição hídrica nas indústrias da Bacia do Rio Paraíba do Sul
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1084: Demanda por água e custo de controle da poluição hídrica nas indústrias da Bacia do Rio Paraíba do Sul
Water demand and cost of water pollution control in industries in the Paraíba do Sul Basin
Authors: Féres, José
Thomas, Alban
Reynaud, Arnaud
Motta, Ronaldo Seroa da
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da “Pesquisa sobre Utilização de Água pelos Estabelecimentos Industriais na Bacia do Paraíba do Sul”. Esta pesquisa levantou informações sobre 488 plantas industriais instaladas na bacia em questão e teve um duplo objetivo: a) fornecer uma caracterização geral do papel da água nos estabelecimentos industriais; e b) avaliar os impactos financeiros e ambientais decorrentes da introdução da cobrança pelo uso da água na bacia, através da análise do comportamento da demanda de água dos usuários industriais e da estimação dos custos de controle de poluição. Os resultados do modelo de demanda sugerem que a cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Paraíba do Sul pode alcançar resultados satisfatórios em termos de economia de água e, ao mesmo tempo, não acarretar aumento de custo expressivo para os usuários industriais. Por outro lado, as estimações do custo marginal de tratamento de efluentes mostram-se bem superiores ao atual valor da cobrança por diluição de efluentes na bacia. Isso indica que a cobrança, pelo menos nesse período inicial de sua implementação, não será um mecanismo eficaz de incentivo à adoção de medidas de controle de poluição hídrica na bacia.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.