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dc.contributor.authorMendes, Constantino Cronemberger-
dc.contributor.authorSousa, Maria da Conceição Sampaio de-
dc.coverage.spatialMunicípios brasileirospt_BR
dc.date.accessioned2013-11-13T13:30:09Z-
dc.date.available2013-11-13T13:30:09Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2131-
dc.description.abstractNeste estudo, estimou-se a demanda para a despesa pública local nas municipalidades brasileiras dentro de uma abordagem do eleitor mediano. O teorema do eleitor mediano provê um método de agregação de demandas individuais para obter a demanda comunitária. A razão para o uso dessa abordagem advém do fato de que em sistemas federativos as preferências dos eleitores são mais bem representadas em nível local por meio dos consumidores desses serviços, que têm melhor conhecimento dos custos e benefícios das despesas públicas locais. Os resultados sugerem que o impacto do tamanho da cidade na qualidade de bens mostra efeitos de aglomeração entre zero e um. Contudo, o congestionamento marginal diminui com a despesa, resultado este surpreendente, uma vez que sugere que o efeito congestionamento deve ser mais elevado em cidades grandes. As indivisibilidades que impossibilitam a provisão de determinados serviços em cidades pequenas influenciam a concentração de suas provisões em cidades maiores. As despesas mais elevadas daquelas cidades grandes refletem não somente um custo de aglomeração, mas também o fato de que essas cidades oferecem uma escala maior de serviços. Assim, no Brasil, contrariamente aos resultados tradicionais, o efeito reduzido do congestionamento ao longo das classes da despesa reflete a predominância dos elementos da escala medidos pelas elasticidades da população sobre os efeitos do preço.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDemand for locally provided public services within the median voter`s framework: the case of the Brazilian municipalitiespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1046: Demand for locally provided public services within the median voter`s framework: the case of the Brazilian municipalitiespt_BR
dc.title.alternativeA demanda por serviços públicos prestados localmente dentro do quadro do eleitor mediano: o caso dos municípios brasileirospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical24 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDespesa pública municipalpt_BR
dc.subject.keywordTeorema do eleitor medianopt_BR
dc.subject.keywordEfeito congestionamentopt_BR
dc.subject.keywordCusto de aglomeraçãopt_BR
ipea.description.objectiveFazer uma estimação da demanda para a despesa pública local nas municipalidades brasileiras dentro de uma abordagem do eleitor mediano.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1046pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we estimated the demand for local public spending for the Brazilian municipalities within a median voter’s framework. The median voter theorem provides a method of aggregating individual voter's demands to obtain community demand. The rationale for applying that framework came from the fact that in federal systems voter’s preferences are more likely to be reflected at the local level as the consumers of public services have a better knowledge of the benefits and costs of the local public expenditures. Results obtained are consistent with the theoretical background thus suggesting that this hypothesis might be useful to describe the demand for local public goods in Brazil. In particular, the use of quantile regression permitted to investigate the impacts of the conditioning variables on local public expenses across different expenditures classes thus allowing for heterogeneity across municipalities. Our results also suggest that the impact of the city size on the quality of club goods shows crowding effects as g is between zero and one. However, in the estimated models, marginal congestion slightly decreases with expenditure. This is a rather surprising result as one is tempted to conclude that the congestion effect should be higher on big cities. Yet, a more careful look shows the drawbacks of such interpretation. The indivisibilities preclude the provision of certain services in small towns, concentrating their provision on larger cities. Hence, the higher expenditures of those big cities reflect not only a crowding cost but also the fact that these towns offer a wide range of services when compared to the small ones. So, in Brazil, contrary to the traditional results, the reduced congestion effect along the spending classes reflect the predominance of thept_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationSistema Monetário. Finanças. Bancospt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros

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