Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorOliveira, Luis Felipe Batista de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-20T11:48:07Z-
dc.date.available2013-11-20T11:48:07Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174-
dc.description.abstractEste estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePotencial de convergência regional em educação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePotential regional convergence in Brazilian educationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical27 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subject.keywordResultados educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEstratificação educacionalpt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar se a distribuição espacial de características dos indivíduos e suas famílias, que reconhecidamente afetam a educação das crianças e jovens, é um determinante importante das elevadas desigualdades regionais em educação que são observadas no Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1888pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe analyze the factors determining educational inequalities within and between regions in Brazil. We are interested in how characteristics and the return to these characteristics in each region affect educational outcomes. For this we analyze the population of people aged 14 to 17 years in Brazil using PNAD data. By decomposing inequality in the effect of observed attributes, return to these attributes and residuals from the linear regressions used for prediction, we conclude that differences in the returns to the attributes are more important to inequality than differences in the distributions of attributes. Therefore, it is possible to reduce at least part of regional inequalities by means of educational policies if education in the worst off regions improves in the direction of the better off regions.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1888.pdfArquivo principal742.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1888_sumario_executivo.pdfSumário executivo27.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.