Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2178
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_833.pdf122.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Hospitais universitários: indicadores de utilização e análise de eficiência
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 833: Hospitais universitários: indicadores de utilização e análise de eficiência
University hospitals: indicators of utilization and efficiency analysis
Authors: Marinho, Alexandre
Abstract: O presente texto estuda o desempenho dos 45 hospitais universitários federais brasileiros (HUs) durante cinco semestres a partir de 1998, realizando análises específicas e conexões entre indicadores de eficiência técnica e de utilização da capacidade de atendimento dos HUs. Os indicadores de eficiência técnica são extraídos de modelos de programação matemática referidos na literatura como análise de envoltória de dados [data envelopment analysis (DEA)]. Os indicadores de utilização são a taxa de ocupação, a taxa de rotatividade e o prazo médio de internação. Além de resultados individuais para os hospitais, são feitos recortes metodológicos que permitem estudar o desempenho dos HUs em níveis regional e temporal, por porte (número de leitos) e por tipos de clínica (médica e cirúrgica). A conexão entre os indicadores de eficiência e os indicadores de utilização foi realizada com o recurso de um modelo de regressão em painel (panel data model) para os cinco semestres disponíveis, permitindo a constatação de relações interessantes entre os distintos indicadores.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.