Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2188
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1019.pdf304.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Novas evidências sobre os determinantes do investimento externo na indústria de transformação
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1019: Novas evidências sobre os determinantes do investimento externo na indústria de transformação
New evidence on the determinants of foreign investment in Brazilian process industry
Authors: De Negri, João Alberto
Acioly, Luciana
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de trazer novas evidências sobre alguns determinantes dos investimentos estrangeiros na indústria de transformação brasileira. A estratégia analítica do texto é, primeiramente, comparar as firmas estrangeiras que entraram, saíram e permaneceram na indústria, na segunda metade da década de 1990. A novidade do trabalho é a base de dados que sistematiza características das firmas de acordo com a propriedade do capital e a sua permanência na indústria brasileira durante o período de 1996 a 2000. As principais questões que permeiam o trabalho são: existem diferenças entre essas firmas estrangeiras e as brasileiras quanto à eficiência, às exportações, às importações, à escala de produção, aos salários pagos, às características da mão-de-obra, aos investimentos e ao valor adicionado na produção? Há diferenças tecnológicas entre as firmas estrangeiras que entram e as firmas que saem da indústria? Há diferenças entre as características das firmas estrangeiras na indústria de transformação quando comparadas com as indústrias-alvo da política industrial (bens de capital, eletroeletrônicos e fármacos)?
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.