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dc.contributor.authorLuna, Francisco Eduardo-
dc.contributor.authorBaessa, Adriano Ricardo-
dc.contributor.authorCosta, Gustavo-
dc.contributor.authorFreitas, Fernando-
dc.contributor.otherMendonça, Marco Aurélio (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-21T17:42:31Z-
dc.date.available2013-11-21T17:42:31Z-
dc.date.issued2006-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2192-
dc.description.abstractA proposta deste estudo é mensurar o impacto das marcas sobre o desempenho econômico das firmas utilizando, de forma inédita, os microdados de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mesclados aos das Pesquisas Industrial e de Serviços, do IBGE; de origem do capital, do Banco Central; e de emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Parte da hipótese de que as marcas, além de terem um valor intrínseco, podem ter perdas desse valor com a demora na avaliação do INPI. Desta forma, num primeiro momento, será verificado se a marca proporciona ganhos econômicos para as firmas quando da data de seu depósito naquele instituto. Depois, qual é a perda destes ganhos com o tempo de avaliação a partir dessa data. Ambas empregando a metodologia de dados em painel. Os resultados sugerem ganhos com os depósitos de marcas e que as firmas são indiferentes à demora do INPI.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImpacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrialpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1208: Impacto das marcas na produção: uma análise a partir dos dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrialpt_BR
dc.title.alternativeImpact of brands in production: an analysis of data from the National Institute of Industrial Propertypt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMarcas industriaispt_BR
dc.subject.keywordImpacto econômico das marcas industriaispt_BR
dc.subject.keywordDesempenho econômico das firmaspt_BR
dc.subject.keywordInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)pt_BR
dc.subject.keywordPropriedade intelectualpt_BR
ipea.description.objectiveJustificar maiores investimentos no INPI, e para isso, verificar: se a marca proporciona ganhos econômicos para as firmas, quando da data do seu depósito; e qual é a perda desses ganhos com o tempo de avaliação a partir dessa data.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1208pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this paper is to measure the impact of trademarks over firms’ economic performance using microdata from Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), the brazilian intellectual property office, merged to industrial and service (IBGE) and labour (Labour Department) microdata by national or multinational firms according to brazilian Central Bank classification. Our assumptions are: trademarks have intrinsic value and this value can decrease with INPI’s evaluation time. Thus, the first step is to verify if trademarks give economic returns to firms since its application’s date. The second step is to verify if these returns diminishes over the evaluation period. Both using panel data approach. The results suggest that there are returns to firms with trademark applications and the evaluation period has no effect.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
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Indústria: Livros

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