Publicação: Ouvidoria pública como instrumento de mudança
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1480: Ouvidoria pública como instrumento de mudança
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre ouvidoria pública como instrumento de mudança, inclusão e controle social. Como metodologia foi realizada revisão bibliográfica, além de sistematização da experiência do autor na gestão de ouvidoria, demonstrando como a ouvidoria pública contribui na construção destes instrumentos por meio da participação direta e ativa do cidadão. A ouvidoria representa, assim, um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social da res publica. Por meio da valorização da ética, auxilia na renovação da sociedade civil, a partir da reconstrução da confiança e do respeito, o que depende da autonomia e da eficiência das ouvidorias públicas. Concluiu-se que, para que as ouvidorias públicas concretizem, em plenitude, seu papel de indutor de mudanças, há a necessidade de valorização da ética; adequado perfil e habilidades do ouvidor público; busca da efetividade; e autonomia da ouvidoria pública.
Resumo traduzido
The present work points out to show the Public Ombudsman Service as a changing, inclusion and social control tool. As methodology, a bibliography revision was made, besides the author experience in ombudsman service management, showing how the Public Ombudsman Service contributes in building those tasks through the direct and active citizen participation, which represents, a privileged locus to the participative democracy exercise, citizenship achievement and social control of everything that is public. Also, through the ethics valorization, which helps in the civil society renewing, based on the trust and respect rebuilding, which depends on the Public Ombudsman Office`s autonomy and efficiency. Therefore, the conclusion is that, in order to have the Public Ombudsman Service doing, in their plenitude, their part of changing inductor, it is necessary that exists ethics valorization; suitable public ombudsman skills and profile; Public Ombudsman Services search for effectiveness and autonomy.
