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dc.contributor.authorLima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)-
dc.contributor.authorMelo, José Marques de (Organizador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialChilept_BR
dc.coverage.spatialParaguaipt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.date.accessioned2013-12-03T12:48:41Z-
dc.date.available2013-12-03T12:48:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252-
dc.description.abstractDesenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.publisherSocicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicaçãopt_BR
dc.titlePanorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências Ipt_BR
dc.title.alternativePanorama of communication and telecommunications in Brazil - 2012/2013 - indicators and trends Ipt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical375 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSetor de comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordTV digitalpt_BR
dc.subject.keywordFormação em comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2269-
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2345-
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2513-
ipea.description.objectiveDiscutir aspectos do setor de comunicação e de telecomunicações abarcando temas como: a formação em comunicação; o uso de novas mídias; cenário das indústrias criativas; cooperação no setor das TICs; sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos; e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública.pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: cap. 1. Formação e cognição: ensino da comunicação no Brasil e no Cone Sul / Maria Cristina Gobbi; Juliana C. G. Betti - cap. 2. Exposição às notícias, interesses por notícias e uso de novas mídias na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai: uma análise a partir dos dados do latinobarómetro / Pedro Santos Mundim; José Alexandre da Silva Júnior - cap. 3. Indústrias criativas no Cone Sul, das origens dos meios de comunicação ao mercado de trabalho / Adolpho Queiroz; Vanessa Aparecida Franco Molina - cap. 4. Comunicações na América Latina: lei e liberdade, questões complementares / Gilberto Maringoni - cap. 5. Sistema público de comunicação do Brasil / Jonas Valente - cap. 6. TV NBR: informação sobre políticas públicas a serviço do cidadão brasileiro / Jorge Duarte; Flávio Gonçalves - cap. 7. Os percursos da comunicação na Argentina: um caminho para a democratização e a comunicação pública / Fernanda Cristine Carneiro; Mariana Cristina dos Santos Resende - cap. 8. Chile: comunicação pública “de mercado” / Marina Nery - cap. 9. Comunicação pública no Paraguai: avanços e retrocessos / Pedro Cavalcanti G. Ferreira; Marcellus Inácio de Araújo Pereira - cap. 10. A comunicação pública do Uruguai: tropeços e andanças em direção à cidadania / Allex Rodrigo Medrado Araújo; Thainan Paz Oliveirapt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros



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