Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Napoleão Luiz Costa da-
dc.contributor.authorCavalcanti, Marco Antônio Freitas de Hollanda-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1994-1997pt_BR
dc.date.accessioned2013-12-09T13:49:05Z-
dc.date.available2013-12-09T13:49:05Z-
dc.date.issued2000-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2270-
dc.description.abstractDo início do Plano Real até outubro de 1997, os administradores da dívida pública mobiliária federal implementaram uma política de alongamento da maturidade média da dívida, privilegiando a emissão de títulos prefixados. O objetivo deste texto é o de analisar a política de administração da maturidade da dívida nesse período. O argumento defendido é o de que um alongamento da maturidade média da dívida leva a um aumento do custo de financiamento da dívida. O alongamento foi realizado pela emissão sistemática de títulos prefixados com maturidades crescentes. Uma vez que os títulos mais longos pagam taxas de juros superiores aos títulos mais curtos, a escolha de financiar a dívida aumentando a proporção dos primeiros eleva o custo de financiamento. Além disso, para aumentar a proporção de títulos longos no total da dívida o governo deve elevar as taxas pagas nestes em relação aos títulos mais curtos, o que eleva o custo da dívida. Neste texto explicitaremos os motivos teóricos que fazem com que os títulos mais longos sejam colocados com prêmios de risco positivos em relação aos mais curtos. Além disso, derivaremos o resultado teórico de que um alongamento leva a um aumento nas taxas dos títulos longos em relação às taxas dos títulos curtos. Em seguida, estimaremos os efeitos do alongamento sobre os diferenciais de retorno dos títulos e faremos uma comparação com os efeitos ocorridos no período.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA administração da maturidade da dívida mobiliária brasileira no período 1994/97pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 744: A administração da maturidade da dívida mobiliária brasileira no período 1994/97pt_BR
dc.title.alternativeThe administration of the Brazilian domestic debt maturity in the period 1994/97pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical50 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDívida pública mobiliáriapt_BR
dc.subject.keywordMaturidade da dívida públicapt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da dívida públicapt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a política de administração da dívida pública mobiliária federal, que consiste em uma política de alongamento da maturidade média da dívida.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 744pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractDue to the high levels of uncertainty arising from high inflation, on the eve of the Real Plan Brazilian public debt was mainly composed of indexed bonds with very short maturities. As the stabilization program proved successful, it became possible to start changing the debt’s composition; thus, between July 1994 and October 1997 public debt-managing authorities aimed to increase the debt’s average maturity by issuing nominal securities with increasing maturities. In this paper we analyze this debt-management strategy. The underlying argument is that the increase in the debt’s average maturity must lead to higher debt-financing costs, as longer-term securities pay higher interest rates. We first discuss the theoretical reasons for the higher risk premia in long securities as compared to shorter ones and show that in order to increase the proportion of long-term securities in total debt government must raise interest differentials even further. We then estimate the effects of such strategy in Brazil in the period following the Real Plan.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_744.pdf188.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.