Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2278
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0518.pdf511.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perfil regional e estadual da execução da despesa orçamentária da União - 1995
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 518: Perfil regional e estadual da execução da despesa orçamentária da União - 1995
Regional and state profile of the implementation of budgetary expenditure of the Union - 1995
Authors: Galvão, Antonio Carlos F.
Rodriguez, Maria Lélia Octaviano Ferreira
Zackseski, Nelson Fernando
Abstract: Este trabalho analisa os gastos públicos federais dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social nos seus aspectos espaciais, ou seja, em sua composição regional e estadual. Após descrever o quadro fiscal recente da União e a evolução histórica da distribuição macrorregional do gasto, concentra atenção nos dispêndios de 1995. Os principais itens de análise incluíram, além das esferas fiscal e da seguridade social, os itens da natureza econômica da despesa, as transferências intergovernamentais e os projetos/atividades mais vultosos, com ênfase nos relativos a investimentos, segundo as várias regiões e unidades da Federação. Adicionalmente, empreende-se um exercício de avaliação do preceito constitucional (artigo 165) que determina parâmetros da regionalização de parte do Orçamento Fiscal e de todo o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais, segundo critérios populacionais. Entre os vários aspectos abordados, ressaltam-se a evolução favorável dos dispêndios federais ao longo dos últimos anos, que, em geral, privilegiaram as regiões e os estados de menor nível de renda, o papel distributivo positivo da rubrica Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, a ausência de iniciativas inovadoras no conjunto dos principais projetos e atividades, e a inadequação do preceito constitucional de regionalização dos gastos em sua consideração exclusiva do parâmetro populacional. Alguns desvios alocativos sobressaem-se em várias partes da análise, e são representados principalmente pela desproporcionalidade dos gastos federais per capita registrados para os estados recém-criados da região Norte e para o Rio de Janeiro, antiga capital da República.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.