Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.contributor.authorBarreto, Angela Maria Rabelo Ferreira-
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-1998pt_BR
dc.date.accessioned2013-12-11T13:55:05Z-
dc.date.available2013-12-11T13:55:05Z-
dc.date.issued2000-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2287-
dc.description.abstractO presente texto analisa, ao longo do período 1995/98, um conjunto de ações desencadeadas pelas instâncias federais de governo, sobretudo pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), voltadas para o ensino fundamental. Foi possível identificar, por meio dessa análise, duas tendências norteadoras das ações governamentais, a saber: a descentralização da execução, sobretudo pela transferência de recursos financeiros, e a equalização da oferta segundo critérios objetivos de alocação e focalização dos recursos financeiros e insumos educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 745: A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestãopt_BR
dc.title.alternativeThe restructuring of federal policies for elementary schools: decentralization and new management mechanismspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica federal educacionalpt_BR
dc.subject.keywordInsumos educacionaispt_BR
ipea.description.objectiveDestacar as principais transformações ocorridas nos mecanismos de gestão e no desenho das políticas voltadas para o ensino fundamental, decorrentes de uma ação federal marcada por impulsos significativos visando à reestruturação dos mecanismos de gestão.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 745pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe following text analyzes, between 1995 and 1998 years, a hole of actions proceeding from the federal government instances, specially from the Ministry of the Education (MEC), directed towards the primary education. It was possible identifying, under this analysis, two trends wich directs the governmental actions: the descentralization of the execution, over all through the transfer of financial resources, and the equalization of the offer according to proper standards of alocation and focalization of financial resources and educational inputs.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_745.pdf96.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.