Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0542.pdf96.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 542: Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar
An impact assessment of programa Curumim on school performance
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Soares, Marcelo Cardoso
Abstract: O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar. A análise limita-se à região metropolitana de Belo Horizonte. Como medida do desempenho escolar, utilizamos os resultados de testes padronizados de Português, Matemática e Ciências, aplicados a crianças no início da terceira série e no final da quinta série do primeiro grau. A metodologia consiste, basicamente, em contrastar o rendimento de crianças ou escolas atingidas pelo programa, com o rendimento das não atingidas por ele, controlando-se por eventuais diferenças na qualidade do ambiente familiar e na intensidade da exposição. A análise conduzida neste estudo utiliza informações tanto em nível de escola como de aluno sobre rendimento escolar, ambiente familiar e exposição ao programa Curumim. Dentre as fontes utilizadas, a principal é o Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais. A análise demonstra que o resultado depende sobretudo do método de estimação utilizado, e que nem todos geram resultados igualmente confiáveis.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.