Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2327
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_707.pdf304.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Heterogeneidade espacial da produtividade na agropecuária: Brasil - 1970/96
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 707: Heterogeneidade espacial da produtividade na agropecuária: Brasil - 1970/96
Spatial productivity heterogeneity in agriculture: Brazil - 1970/96
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Migon, Hélio dos Santos
Abstract: A produtividade dos fatores de produção na exploração agropecuária depende de muitos aspectos que não são observáveis ou mensurados. Esses aspectos são desigualmente distribuídos entre as regiões, o que implica a heterogeneidade da função de produção agropecuária. Este trabalho utiliza um modelo que estima elasticidades dos fatores específicas para cada região, pressupondo que estas elasticidades apresentam uma tendência espacial, ou seja, que se modificam de forma suave no espaço. Essa característica é representada pelo princípio de similaridade com o mais próximo, ou seja, com as suas regiões vizinhas. Este modelo é uma generalização, para o contexto espacial, dos modelos de série temporal com parâmetro variando, onde a similaridade se dá segundo a sequência temporal. Este modelo foi estimado utilizando, separada e conjuntamente, as informações dos cinco censos agropecuários. O resultado obtido é uma descrição quantitativa da heterogeneidade da produtividade entre as microrregiões.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.