Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2368
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_715.pdf529.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estimativas do grau de abertura da conta de capitais no Brasil - 1988 a 1998
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 715: Estimativas do grau de abertura da conta de capitais no Brasil - 1988 a 1998
Estimates of the degree of openness of the capital account in Brazil - 1988-1998
Authors: Magalhães, João Carlos Ramos
Abstract: Este trabalho faz uma resenha dos testes de integração financeira de uma economia. O grau de integração financeira da economia brasileira é estimado por um modelo de determinação da taxa de juros desenvolvido por Edwards e Khan, em uma extensão proposta por Haque e Montiel. Ao estimar-se a variação temporal do parâmetro pela técnica do Filtro de Kalman, encontra-se um valor alto e crescente da abertura financeira após 1992. Isso indica que há pequena autonomia da política monetária doméstica sobre a taxa de juros doméstica e que seu comportamento é explicado, principalmente, pela taxa de juros coberta dos EUA. O valor crescente do coeficiente a partir de 1992 mostra que a imposição de restrições sobre a entrada de capitais de curto prazo, a partir de 1993, foram ineficazes em garantir ao Banco Central maior controle sobre a taxa de juros.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.