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dc.contributor.authorOliveira Júnior, Márcio de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialParaguaipt_BR
dc.coverage.spatialUruguaipt_BR
dc.coverage.temporal1993-1998pt_BR
dc.date.accessioned2014-01-07T17:34:16Z-
dc.date.available2014-01-07T17:34:16Z-
dc.date.issued2000-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2374-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo mensurar o grau de abertura dos países do Mercosul ao comércio internacional de serviços. As barreiras ao comércio de serviços são geralmente encontradas sob forma de regulamentações ou legislações domésticas. São raros os segmentos do setor serviços cujas restrições comerciais possam ser encontradas sob forma de cotas ou tarifas, como no comércio de mercadorias. Isso se deve à própria natureza dos serviços. Apenas uma pequena parte do comércio de serviços envolve o movimento deles através de fronteiras. Isso se deve ao fato de que, na maior parte dos casos, os serviços não são estocáveis, o que leva à necessidade do deslocamento dos fatores de produção — capital ou trabalho — para que um serviço possa ser prestado. Portanto, qualquer restrição ao movimento dos fatores de produção presente na legislação doméstica de um determinado país consiste em uma barreira ao comércio de serviços, o que torna a mensuração do grau de abertura comercial uma tarefa difícil. Uma solução para esse problema é medir o grau de abertura a partir dos compromissos de liberalização assumidos pelos diversos países junto ao General Agreement on Trade in Services (Gats), o acordo multilateral que regula a liberalização comercial na área de serviços. Isso foi feito neste trabalho para os países do Mercosul, quantificando-se, por meio da metodologia desenvolvida por Hoekman (1995), as listas de compromissos apresentadas ao Gats pelos países que formam esse bloco comercial. Foram calculados quatro índices representativos do grau de abertura dos países ao comércio de serviços. De acordo com eles, a Argentina possui o maior grau de abertura do Mercosul no que concerne às transações com serviços. O Brasil é o segundo país mais aberto, seguido pelo Uruguai. O Paraguai é o mais fechado do bloco.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma análise da liberalização do comércio internacional de serviços no Mercosulpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 727: Uma análise da liberalização do comércio internacional de serviços no Mercosulpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the liberalization of international trade in services in MERCOSURpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAbertura comercialpt_BR
dc.subject.keywordMercado Comum do Sul (Mercosul)pt_BR
dc.subject.keywordComércio internacional de serviçospt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a abertura comercial ocorrida no setor serviços do Brasil e dos demais países do Mercosul.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 727pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe primary objective of this paper is to measure how much Mercosur’s member countries are open to international trade in services. Usually, barriers to trade in services are found under domestic laws or government regulations concerning certain services industries. Differently from goods, tariffs and quotas generally are not restraints to trade in services. This makes it difficult to assess the extent countries are open to trade in services. In order to solve this problem, a quantitative analysis of the Schedules of Commitments presented by the Mercosur’s countries to the General Agreement on Trade in Services were made. The methodology developed by Hoekman (1995) was used to quantify the Specific Commitments. This made it possible to compare the openness of the four Mercosur’s members countries to international trade in services. According to the results obtained, Argentina is the most liberal country. Brazil is the second most liberal country in Mercosur, followed by Uruguay. Paraguay has the lowest degree of openness to international trade in services among the four countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

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