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Livro_Bondade ou interesse_como e porque as empresas atuam na área social.pdf505.44 kBAdobe PDFThumbnail
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Title: Bondade ou interesse? como e porque as empresas atuam na área social
Other Titles: Kindness or interest? how and why enterprises operate in the social area
Authors: Peliano, Anna Maria T. Medeiros (Coordenadora)
Abstract: Neste livro, pode-se observar que os dados da pesquisa “ação social das empresas privadas”, realizada pelo Ipea em 1999, mostraram que o número de empresas do Sudeste que realizam ações sociais em favor da comunidade é expressivo e vem crescendo muito a partir do início dos anos 1990. O envolvimento das empresas na realização de ações sociais para a comunidade é geralmente uma iniciativa dos executivos pertencentes aos seus quadros de alta direção. Essa confirmação foi obtida com a maioria dos entrevistados, que destacaram que os diretores, o presidente ou o próprio dono foram os principais responsáveis pelo fato de a empresa exercer, atualmente, atividades em prol da comunidade. Já no campo das empresas transnacionais, pesa a influência do comportamento da matriz. Mesmo assim, menos da metade das empresas controladas por capital estrangeiro admite atuar por exigência da matriz, mas os entrevistados enfatizaram que há apenas orientação e não imposição, ou seja, trata-se de indicações de comportamentos a serem seguidos ou declarações de princípios da empresa. Em outras palavras, grande parte das empresas multinacionais expressa certa autonomia decisória quanto a sua participação social.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Livros
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