Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorseuil, Carlos Henrique Leite-
dc.contributor.authorSantos, Daniel Domingues dos-
dc.contributor.authorFoguel, Miguel Nathan-
dc.contributor.otherMorgado, Wilson (Processamento de dados)-
dc.contributor.otherPugliesi, Leonardo (Processamento de dados)-
dc.contributor.otherDias, Rodrigo (Processamento de dados)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialChilept_BR
dc.coverage.spatialPerupt_BR
dc.coverage.spatialHonduraspt_BR
dc.date.accessioned2014-01-13T17:34:14Z-
dc.date.available2014-01-13T17:34:14Z-
dc.date.issued2001-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2393-
dc.description.abstractO objetivo deste texto é realizar, em quatro países da América Latina, um estudo comparativo dos fatores que determinam a escolha dos jovens entre estudar, trabalhar, exercer ambas as atividades ou nenhuma delas. Esse estudo pretende mostrar o caso específico do Brasil, reportando em que medida suas conclusões e recomendações de política podem ser estendidas a países com diferentes características sociogeográficas. Os demais países escolhidos são Chile, Peru e Honduras. A comparação da magnitude dos efeitos que essas variáveis exercem sobre a alocação do tempo dos jovens foi feita por meio de uma análise gráfica. Vale destacar o papel da educação dos pais, cuja forte influência pode ser notada em todos os países analisados. Tal influência consiste em aumentar a probabilidade de se dedicar ao estudo na medida em que consideramos pais mais educados, independentemente do sexo do jovem. Por exemplo, no Brasil filhos(as) de pais que cursaram o ensino fundamental têm uma probabilidade de estudar 17 (14) pontos percentuais maior do que aqueles(as) cujos pais são analfabetos. Também despontam como relevantes o grau de urbanização, o número de crianças e o número de idosos. No entanto, o efeito dessas variáveis depende do gênero e do país considerado. Esse fato reforça nossa opinião de que fatores institucionais/culturais também exercem considerável influência na alocação do tempo dos jovens.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDecisões críticas em idades críticas: a escolha dos jovens entre estudo e trabalho no Brasil e em outros países da América Latinapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 797: Decisões críticas em idades críticas: a escolha dos jovens entre estudo e trabalho no Brasil e em outros países da América Latinapt_BR
dc.title.alternativeCritical decisions at critical ages: the choice of young people between study and work in Brazil and other Latin American countriespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical46 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordJovens na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordJovens no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordPopulação jovem latino-americanapt_BR
dc.subject.keywordComportamento dos jovenspt_BR
ipea.description.objectiveRealizar, em quatro países da América Latina, um estudo comparativo dos fatores que determinam a escolha dos jovens entre estudar, trabalhar, exercer ambas as atividades ou nenhuma delas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 797pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we pretend to compare the determinants of the time allocation of the teenagers among four Latin American countries: Brazil, Chile, Peru and Honduras. We assume there are four possibilities to time allocation: only studying, only working, doing both of them or doing none of them. We focused our attention in Brazil, reporting how far one can extend the conclusions and policy recommendations to the another countries with different social and geographical characteristics. Separate analysis were done for men and women. The specific impacts of each variable on the time allocation of the teenagers were compared through a graphic analysis. The parents education revealed being the most important determinant of the young people’s choice in almost all countries and genders analyzed, in the sense that the more educated the parents are, the more likely to study and the less willing to work the children are. In Brazil, for example, sons/daughters of eight-year educated parents have probability of studying 17/14 percentage points lower than sons/daughters of analphabets. Other important variables were the household location and the family composition, however the direction of these impacts depended on the gender and the country considered. This fact supports the argument that institutional/cultural differences have a central role on the teenagers’ time allocation.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_797.pdf642.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.