Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corseuil, Carlos Henrique Leite | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniel Domingues dos | - |
dc.contributor.author | Foguel, Miguel Nathan | - |
dc.contributor.other | Morgado, Wilson (Processamento de dados) | - |
dc.contributor.other | Pugliesi, Leonardo (Processamento de dados) | - |
dc.contributor.other | Dias, Rodrigo (Processamento de dados) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Chile | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Peru | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Honduras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-13T17:34:14Z | - |
dc.date.available | 2014-01-13T17:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2001-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2393 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste texto é realizar, em quatro países da América Latina, um estudo comparativo dos fatores que determinam a escolha dos jovens entre estudar, trabalhar, exercer ambas as atividades ou nenhuma delas. Esse estudo pretende mostrar o caso específico do Brasil, reportando em que medida suas conclusões e recomendações de política podem ser estendidas a países com diferentes características sociogeográficas. Os demais países escolhidos são Chile, Peru e Honduras. A comparação da magnitude dos efeitos que essas variáveis exercem sobre a alocação do tempo dos jovens foi feita por meio de uma análise gráfica. Vale destacar o papel da educação dos pais, cuja forte influência pode ser notada em todos os países analisados. Tal influência consiste em aumentar a probabilidade de se dedicar ao estudo na medida em que consideramos pais mais educados, independentemente do sexo do jovem. Por exemplo, no Brasil filhos(as) de pais que cursaram o ensino fundamental têm uma probabilidade de estudar 17 (14) pontos percentuais maior do que aqueles(as) cujos pais são analfabetos. Também despontam como relevantes o grau de urbanização, o número de crianças e o número de idosos. No entanto, o efeito dessas variáveis depende do gênero e do país considerado. Esse fato reforça nossa opinião de que fatores institucionais/culturais também exercem considerável influência na alocação do tempo dos jovens. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Decisões críticas em idades críticas: a escolha dos jovens entre estudo e trabalho no Brasil e em outros países da América Latina | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 797: Decisões críticas em idades críticas: a escolha dos jovens entre estudo e trabalho no Brasil e em outros países da América Latina | pt_BR |
dc.title.alternative | Critical decisions at critical ages: the choice of young people between study and work in Brazil and other Latin American countries | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 46 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | População jovem latino-americana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento dos jovens | pt_BR |
ipea.description.objective | Realizar, em quatro países da América Latina, um estudo comparativo dos fatores que determinam a escolha dos jovens entre estudar, trabalhar, exercer ambas as atividades ou nenhuma delas. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 797 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | In this paper we pretend to compare the determinants of the time allocation of the teenagers among four Latin American countries: Brazil, Chile, Peru and Honduras. We assume there are four possibilities to time allocation: only studying, only working, doing both of them or doing none of them. We focused our attention in Brazil, reporting how far one can extend the conclusions and policy recommendations to the another countries with different social and geographical characteristics. Separate analysis were done for men and women. The specific impacts of each variable on the time allocation of the teenagers were compared through a graphic analysis. The parents education revealed being the most important determinant of the young people’s choice in almost all countries and genders analyzed, in the sense that the more educated the parents are, the more likely to study and the less willing to work the children are. In Brazil, for example, sons/daughters of eight-year educated parents have probability of studying 17/14 percentage points lower than sons/daughters of analphabets. Other important variables were the household location and the family composition, however the direction of these impacts depended on the gender and the country considered. This fact supports the argument that institutional/cultural differences have a central role on the teenagers’ time allocation. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_797.pdf | 642.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.