Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre-
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.coverage.spatialRio de Janeiropt_BR
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.coverage.spatialCampinaspt_BR
dc.date.accessioned2014-01-14T14:10:30Z-
dc.date.available2014-01-14T14:10:30Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2397-
dc.description.abstractEste trabalho avalia a alocação de riscos entre o governo e o concessionário operador no projeto do trem de alta velocidade (TAV) entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O modelo de concessão proposto em 2010 pelo governo federal para transferir a operação do TAV à iniciativa privada foi revisto em 2012, sendo a principal diferença entre eles a alocação de riscos de demanda e de construção entre governo e concessionário. O trabalho examina as duas propostas, considerando os procedimentos recomendados na literatura. Também discute quantitativamente como os potenciais custos destes riscos afetam a lucratividade do concessionário, além de apresentar algumas propostas de melhorias para o modelo vigente, na tentativa de disseminar boas práticas de alocação de riscos para os projetos de infraestrutura no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConsiderações sobre a alocação de riscos na concessão do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1920: Considerações sobre a alocação de riscos na concessão do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinaspt_BR
dc.title.alternativeConsiderations about the risk allocation in the high speed train concession between Rio de Janeiro, São Paulo and Campinaspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical35 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAlocação de riscospt_BR
dc.subject.keywordTrem de Alta Velocidade (TAV)pt_BR
dc.subject.keywordConcessõespt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar os riscos do projeto do trem de alta velocidade (TAV) entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e definir a melhor alocação das obrigações e responsabilidades entre o poder concedente e o concessionário.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1920pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work analyses the risk allocation between government and concessionaire in the High Speed Train (HST) Project from Rio de Janeiro to São Paulo and Campinas. The concession model proposed by the government to transfer the HST operation to private firms in 2010 was revised in 2012, with the main difference between them been on the risk allocation between government and concessionaire related to demand and construction costs. This work assess these two context of HST proposal considering the best practices recommended in the literature, discusses quantitatively how the potential costs of these risks affect the concessionaire’s profits and presents some improvements to the current concession model, in an attempt to disseminate good risk allocation practices for infrastructure projects in Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1920.pdfArquivo principal1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1920_Sumário_executivo.pdfSumário executivo411.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.