Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDe Negri, João Alberto-
dc.contributor.otherAbreu, Marcelo Paiva (Colaborador)-
dc.contributor.otherBevilaqua, Afonso S. (Colaborador)-
dc.contributor.otherSuzigan, Wilson (Colaborador)-
dc.contributor.otherArruda, André Cavalcanti de (Colaborador)-
dc.contributor.otherFaria, Aline P. Beltrame (Colaborador)-
dc.contributor.otherFortes, Bruno Cavalcanti (Colaborador)-
dc.contributor.otherSant'Anna, Fernando de Albuquerque (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialEstados Unidos da Américapt_BR
dc.coverage.temporalAnos 90pt_BR
dc.date.accessioned2014-01-15T16:17:10Z-
dc.date.available2014-01-15T16:17:10Z-
dc.date.issued1998-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2403-
dc.description.abstractO desempenho da indústria automobilística brasileira nos anos 90 tem sido influenciado pela liberalização do mercado doméstico. A análise das variáveis preços, vendas e importações de veículos novos no Brasil comprovou que os efeitos da abertura sobre os preços domésticos são mais evidentes a partir de julho de 1993. Além da abertura do mercado, o setor foi influenciado por políticas de incentivos específicas como os acordos das Câmaras Setoriais (1992 e 1993) e o regime automotivo (1996 a 1999). As análises dos impactos dessas políticas e de políticas alternativas sobre o desempenho do setor dependem do tamanho das elasticidades da demanda estimadas. Este trabalho avaliou a elasticidade-renda e a elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil para os anos 90. Os resultados indicaram a elasticidade-renda entre 1,1 e 1,5; a elasticidade-preço, entre -0,6 e -0,7; a elasticidade cruzada da demanda de automóveis nacionais, em relação ao preço dos carros importados, foi 0,2.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleElasticidade-renda e elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 558: Elasticidade-renda e elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeIncome elasticity and price elasticity of car demand in Brazilen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical22 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordDemanda de automóveispt_BR
ipea.description.objectiveEstimar a elasticidade-renda e a elasticidade-preço da demanda de automóveis novos no Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 558pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Indústria: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0558.pdf120.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.