Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.contributor.otherFontoura, Natália (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherSoares, Sergei (Comentários e sugestões)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal200-2006pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-24T17:23:34Z-
dc.date.available2014-02-24T17:23:34Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552-
dc.description.abstractEste texto para discussão tem por objetivo identificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005. Para tanto, foram analisados dados de matrículas desagregados segundo as seguintes variáveis: i) dimensão regional; ii) turno de ensino; iii) dependência administrativa (pública/privada); iv) localização da escola (rural/urbana); v) séries de ensino; vi) faixas etárias; e vii) sexo do estudante. Além dos dados de matrículas, disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), foram utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorte temporal compreendeu o período 2000-2006. Alguns fatores foram identificados como possíveis explicações para a redução das matrículas no ensino médio regular: i) diminuição do número de concluintes do ensino fundamental; ii) redução da distorção idade–série no ensino médio; e iii) aumento das matrículas no ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleSobre a redução das matrículas no ensino médio regularpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1421: Sobre a redução das matrículas no ensino médio regularpt_BR
dc.title.alternativeAbout the enrollments decline in regular high schoolpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical22 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio regularpt_BR
dc.subject.keywordCenso Escolar da Educação Básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação formalpt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão 1421pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe goal of this discussion text is to identify possible causes of the reduction in regular high school enrollment, which occurred in Brazil since 2005. The text analyzes enrollment data disaggregated according the following variables: i) region; ii) class period; iii) administration level (public/private); iv) school location (rural/urban); v) grades; vi) ages groups; and vii) gender. In addition to enrollment data available from the Ministry of Education’s Basic Education Census, information from the National Household Survey (PNAD), collected by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, was also used. The period analyzed was from 2000 to 2006. Some factors were identified as possible explanations for the high school enrollment reduction: i) decreasing number of graduates from elementary education; ii) reduction of age-grade lag in high school level; iii) enrollment increase in youths and adults and adult education (EJA).pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1421.pdf214.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.