Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2577
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1455.pdf874.64 kBAdobe PDFView/Open
Title: Finance-led growth regime no Brasil: estatuto teórico, evidências empíricas e consequências macroeconômicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1455: Finance-led growth regime no Brasil: estatuto teórico, evidências empíricas e consequências macroeconômicas
Finance-led growth regime in Brazil: theoretical status, empirical evidence and macroeconomic consequences
Authors: Bruno, Miguel
Diawara, Hawa
Araújo, Eliane
Reis, Anna Carolina
Rubens, Mario
Abstract: A proposta dos autores é analisar o padrão de crescimento econômico do Brasil no período pós-liberalização, com destaque para o relacionamento entre finanças e acumulação de capital fixo produtivo. Entre os resultados encontrados, ressalta-se a existência do regime denominado finance-led growth – no período 2004-2008, sob condições estruturais e conjunturais de um processo de financeirização (financialization) muito específico. Inicia-se com um survey da literatura internacional sobre o tema. O objetivo é revelar a importância deste conceito para a compreensão dos problemas da economia brasileira atual. Em seguida, apresenta-se o primado histórico acerca das transformações estruturais que permitiram o desenvolvimento dos regimes financeiros. O estudo é concluído com a análise empírica para o caso brasileiro, com base em indicadores macroeconômicos selecionados.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.