Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2609
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1932.pdf644.62 kBAdobe PDFView/Open
Title: Paradas e fugas súbitas dos fluxos de capital nos países emergentes: fatores globais e locais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1932: Paradas e fugas súbitas dos fluxos de capital nos países emergentes: fatores globais e locais
Sudden stops and sudden flights of the capital flows in emerging countries: global and local factors
Authors: Silveira, Marcos Antonio C. da
Moreira, Ajax
Abstract: A conta financeira do balanço de pagamentos agrega um conjunto heterogêneo de fluxos de capitais, com diferenças marcantes em termos de finalidade, risco, maturidade e liquidez. Com esta perspectiva, o trabalho analisa comparativamente os fatores que explicam os eventos extremos ocorridos nos fluxos das três principais rubricas da conta financeira: o investimento direto, o investimento em carteira e a conta de empréstimos e financiamentos. Estes eventos são identificados na literatura como paradas súbitas na entrada líquida de capitais de residentes ou na fuga súbita de capitais de residentes. O trabalho conclui que o risco global é a única variável relevante para explicar os eventos de parada súbita na entrada líquida de capital externo de praticamente todas as modalidades de capital. O poder de explicação de cada variável local difere entre os tipos de fluxos de capital.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.