Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2702
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1181.pdf408.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1181: O desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
The knowledge management challenge in the administration and planning sectors of high education institutions in Brazilian federal government
Authors: Batista, Fábio Ferreira
Abstract: Neste trabalho analisam-se como as áreas de administração e de planejamento de 45 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) tratam o tema Gestão do Conhecimento (GC). No trabalho avalia-se a situação atual da implantação de práticas de GC nessas organizações; compara-se a situação da implantação de iniciativas de GC nas Ifes com o estágio em que se encontra a adoção de tais práticas nos órgãos e nas entidades da Administração Direta Federal; avalia-se o grau em que as instituições se encontram em relação à formalização e à explicitação da GC; propõem-se recomendações sobre medidas que os pró-reitores, reitores e dirigentes do Ministério da Educação devem adotar para consolidar processos de gestão do conhecimento; e apresenta-se proposta de Ciclo Operacional da Gestão do Conhecimento para as áreas de administração e planejamento das Ifes. Os resultados da pesquisa mostram que a implantação de práticas de gestão do conhecimento nas áreas de administração e de planejamento das Ifes se encontra no estágio inicial nas três categorias analisadas. A comparação dos resultados desta pesquisa com os de estudo anterior, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que tais áreas apresentam índices de implantação inferiores aos dos órgãos e entidades da Administração Direta Federal na maioria das práticas de GC. Com relação à intenção estratégica, GC não é uma prioridade para a maioria das áreas administrativa e de planejamento das Ifes. Para mudar essa realidade, o trabalho recomenda – com base na literatura e em casos reais e bem-sucedidos de implantação – a adoção de várias medidas, assim como a utilização de Ciclo Operacional da Gestão do Conhecimento para melhorar a gestão de processos com vistas a tornar a GC parte das atividades diárias das instituições.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.