Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2713
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0623.pdf57.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma análise da relação entre inflação e dispersão de preços antes e após a estabilização
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 623: Uma análise da relação entre inflação e dispersão de preços antes e após a estabilização
An analysis of the relationship between inflation and price dispersion before and after stabilization
Authors: Oliveira Júnior, Márcio de
Abstract: O artigo tem como objetivo testar a hipótese de que os agentes econômicos não são plena ou perfeitamente informados. Para isso, usou-se a correlação entre medidas de dispersão de preços e medidas de inflação. Estas foram consideradas uma proxy do nível de informação retido pelos agentes econômicos. Os defensores da tese de que os agentes são perfeitamente informados argumentam que a dispersão se deve a fatores como diferenças na qualidade dos produtos, na localização dos vendedores, na qualidade dos serviços pós-venda e na estrutura de mercado. Portanto, caso a teoria seja válida, mudanças na dispersão só ocorreriam em função de mudanças nesses fatores. Mas se esses fatores não mudam e a dispersão é alterada, devem- se buscar as razões para isso. Um período de aceleração da inflação ou de estabilização da mesma fornece uma boa oportunidade para se buscar as razões. Se a dispersão de preços diminui com a queda da inflação ou sobe com a alta da inflação, isso significa que o nível de informação dos agentes econômicos é um dos determinantes da dispersão, já que o nível de informação pode ser aproximado pela taxa de inflação. Portanto, a dispersão existe porque os agentes econômicos não são perfeitamente informados. Prova disso é que a dispersão aumenta quando o nível de informação diminui, ou seja, quando a inflação é mais alta.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.