Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre-
dc.contributor.authorCampos Neto, Carlos Alvares da Silva-
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-07T13:03:26Z-
dc.date.available2014-03-07T13:03:26Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2714-
dc.description.abstractO transporte aquaviário é considerado o mais eficiente. Além disso, o Brasil possui diversos rios caudalosos, além de extensa costa marítima, características propícias à navegação. Entretanto, este modo de transporte é pouco utilizado no país, em especial a navegação interior. Este trabalho avalia as possíveis causas para isso. Partindo de uma perspectiva histórica, caracteriza-se uma hidrovia e avaliam-se as potencialidades de uso no país, em especial para o escoamento da produção agrícola. É feita, ainda, uma comparação entre os custos de operação e implantação de uma hidrovia e de uma ferrovia. Apesar de estes custos dependerem da navegabilidade natural do rio, a conta acaba sendo favorável à hidrovia, especialmente em rios de baixo e médio curso. A análise institucional indica que apesar de ser o modo de transporte que recebe menos investimentos públicos, há um maior número de órgãos envolvidos, com diversos planos e programas em andamento, mas sem a devida integração. Além disso, há carência de informações confiáveis sobre o custo dos investimentos necessários, agravada pelo fato de os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) ainda estarem em elaboração, prejudicando a tomada de decisão sobre tais investimentos. A análise recomenda que a implantação e a operação de hidrovias sejam transferidas à iniciativa privada, por meio de concessão simples, com cobrança de pedágio, permitindo agilizar as obras necessárias e dando perspectivas de continuidade das operações aos transportadores, já que a manutenção das condições de navegabilidade das hidrovias não dependerá de recursos públicos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleHidrovias no Brasil: perspectiva histórica, custos e institucionalidadept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1931: Hidrovias no Brasil: perspectiva histórica, custos e institucionalidadept_BR
dc.title.alternativeWaterways in Brazil: historical perspective, costs and institutional analysispt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical51 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransporte aquaviáriopt_BR
dc.subject.keywordHidroviapt_BR
dc.subject.keywordPotencialidade de usopt_BR
dc.subject.keywordCusto de operaçãopt_BR
dc.subject.keywordCusto de implantaçãopt_BR
ipea.description.objectiveEste trabalho avalia as possíveis causas do transporte aquaviário ser pouco utilizado no país. Caracteriza-se uma hidrovia e avaliam-se as potencialidades de uso no país, em especial para o escoamento da produção agrícola. É feita, ainda, uma comparação entre os custos de operação e implantação de uma hidrovia e de uma ferrovia.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1931pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe waterway transportation is considered the most efficient. Moreover, Brazil has many rivers, besides the extensive coastline, appropriate to navigation. However, this mode of transport is not widely used in the country, especially inland. This study evaluates the possible causes for this. From a historical perspective, a waterway is characterized and its potential use in the country is evaluated, especially for the distribution of agricultural production. Costs of operation and deployment of a waterway are compared with a railroad. Despite these costs depend on the natural river navigability, the cost structure is favorable to the waterway, specially in rivers of low to medium course. Institutional analysis indicates that despite being the mode of transportation that gets less public investment, there are a greater number of public agents involved, with various plans and programs in progress, but without proper integration. Moreover, there is a lack of reliable information on the cost of investments needed, exacerbated by the fact that Technical, Economic and Environmental Feasibility Studies are still under development, impairing decision making on such investments. The review recommends that the implementation and operation of waterways should be transferred to the private sector through simple concessions, with toll collection, allowing expedite the necessary work and giving prospects for continuity of operations for carriers, since the maintenance of navigability on the waterways will not depend on public resources.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1931.pdf3.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1931_sumario_executivo.pdf420.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.