Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2733
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0629.pdf177.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Investimento direto estrangeiro e o impacto na balança comercial nos anos 90
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 629: Investimento direto estrangeiro e o impacto na balança comercial nos anos 90
Foreign Direct Investment and the impact on the trade balance in the 90s
Authors: Laplane, Mariano F.
Sarti, Fernando
Abstract: O objetivo do trabalho é analisar o processo de internacionalização produtiva da indústria brasileira nos anos 90, a partir da caracterização do atual fluxo de investimento direto estrangeiro (IDE) e de seus impactos sobre o crescimento econômico. As conclusões do estudo são que, a despeito do expressivo incremento no fluxo, as características do IDE limitam sua contribuição para o crescimento. A concentração na produção de bens de consumo e de intermediários para o mercado interno, associada à forte importação de equipamentos, matérias-primas e componentes, indica que o IDE não altera significativamente a pauta exportadora. Embora represente uma importante entrada de divisas, o IDE não desloca uma das principais restrições ao crescimento: a restrição externa na balança comercial.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.