Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2808
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_918.pdf127.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Diferenciais de salários interindustriais no Brasil: evidências e implicações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 918: Diferenciais de salários interindustriais no Brasil: evidências e implicações
Differentials of Interindustry wage in Brazil: evidence and implications
Authors: Arbache, Jorge Saba
De Negri, João Alberto
Abstract: Este artigo investiga os diferenciais de salários interindustriais no Brasil. Contrariamente aos estudos prévios sobre o tema para o Brasil, nós examinamos os efeitos da filiação industrial no nível de três dígitos, o que permitiu minorar o impacto da elevada agregação nos estimadores por meio dos erros de medida. Ademais, utilizamos como variáveis de controle não apenas os atributos dos trabalhadores, mas, também, das firmas – como tamanho das plantas, nacionalidade do capital, e acesso ao mercado internacional –, possibilitando, dessa forma, obter resultados mais precisos dos prêmios. Esses controles permitiram aumentar sobremaneira a parcela explicada da variância dos salários. No entanto, permaneceu, ainda, uma parcela significativa sem explicação, o que sugere que outros fatores, como características industriais, estejam afetando os salários. Encontramos, também, que o nível médio de escolaridade na firma, o tempo de casa, a margem de lucro e o valor adicionado afetam os prêmios salariais da indústria.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.