Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorSouza, André Luis-
dc.contributor.otherMedeiros, Marcelo (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1996-2001pt_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T13:25:07Z-
dc.date.available2014-03-25T13:25:07Z-
dc.date.issued2003-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2864-
dc.description.abstractEste trabalho decompõe o aumento na matrícula municipal, de 1996 a 2001, no ensino fundamental, em três componentes: o primeiro é o aumento no número de alunos por escolas nas redes municipais, o segundo a transferência de escolas entre redes e o último é o saldo entre escolas criadas e fechadas no período. Os resultados mostram que, para a rede da 1ª à 4ª série, o primeiro componente é o grande responsável pelo aumento na matrícula municipal, a destruição líquida de escolas reduziu a matrícula e a troca de escolas entre redes teve um pequeno aumento positivo. Da 5ª à 8ª série, a situação quase que se inverte: a criação líquida sendo a grande responsável pelo aumento. Essa decomposição não permite fortes inferências sobre o que caracterizou o processo de municipalização, mas sugere que esse não foi um processo ordeiro de troca de escolas e alunos entre redes e foi mais caracterizado pela retirada dos estados e ocupação do espaço por parte dos municípios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Demografia das escolas: decomposição da municipalização do ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 940: A Demografia das escolas: decomposição da municipalização do ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeThe Demographics of the schools: decomposition of basic education municipalizationpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical16 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDecomposição da municipalização do ensino básicopt_BR
dc.subject.keywordEnsino básico municipalpt_BR
dc.subject.keywordMatrícula municipalpt_BR
ipea.description.objectiveDecompor o aumento da matrícula municipal no ensino fundamental, de 1996 a 2001, em três componentes: o aumento no número de alunos por escolas nas redes municipais; a transferência de escolas entre redes; e o saldo entre escolas criadas e fechadas no período.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 940pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we decompose the increase in municipal enrollment in the 1996-2001 period in three components: the increase in the number of students per school, schools that change from the state to municipal systems, and net municipal school creation. The results are that the first component is the most important explanation for increased enrollment in first to fourth grades, with net destruction reducing enrollment and schools switching between systems having a small positive effect. In fifth to eighth grades, net school creation was responsible for most of the increase. While this simple technique does not permit strong inferences on how municipalization occurred, it does suggest that it was not an orderly process characterized by the transfer of schools between systems but rather the withdrawal of the state and entry of municipalities to occupy the empty space left behind.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_940.pdf434.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.