Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2881
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0682.pdf924.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Value determinants of plant extractivism in Brazil: an analysis of the data from the IBGE Agricultural Census
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 682: Value determinants of plant extractivism in Brazil: an analysis of the data from the IBGE Agricultural Census
Determinantes do valor do extrativismo vegetal no Brasil: uma análise dos dados do Censo Agropecuário do IBGE
Authors: Wunder, Sven
Abstract: Neste trabalho, analisam-se a estrutura e o desenvolvimento da extração vegetal no Brasil. Esse subsetor da agricultura recebeu muita atenção internacional pelo potencial que lhe é atribuído para o uso sustentável das florestas tropicais e de outros ecossistemas naturais, por exemplo, com a colheita de produtos não madeireiros nas reservas extrativistas. A fonte principal de dados utilizada aqui é o último Censo Agropecuário do IBGE (1995/96), o qual se avalia criticamente. A extração no território do Brasil é descrita em termos gerais; especificamente para a Amazônia Legal, as causas da variação de valores entre áreas são analisadas por meio de instrumentos econométricos. O trabalho mostra que a extração vegetal sofreu um declínio estrutural em relação aos cultivos agrícolas, uma tendência que se acelerou na última década. Os valores não madeireiros constituem um menor segmento do setor extrativo e são extremamente concentrados em poucos produtos e em áreas geográficas com características ecológicas especiais, as quais são pouco representativas para as florestas tropicais, num sentido mais amplo. Conseqüentemente, as perspectivas favoráveis para a extração não madeireira, encontradas em estudos de caso anteriores, podem ser excessivamente otimistas, porque seus resultados não são aplicáveis para um cenário mais geral.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.