Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorCarvalho, Luiza-
dc.contributor.authorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.otherSouza, André Luis (Assistência de pesquisa)-
dc.contributor.otherCassiolatto, Maria Martha (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-26T16:02:09Z-
dc.date.available2014-03-26T16:02:09Z-
dc.date.issued2003-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2883-
dc.description.abstractEste texto analisa a situação educacional de jovens adultos de 18 a 25 anos. A sua inserção no mercado de trabalho, segundo nível educacional, forma o pano de fundo contra o qual essa situação é analisada. O texto mostra que houve uma forte deterioração no mercado de trabalho para jovens sem níveis educacionais adequados, e mostra também que o sistema educacional tem sido incapaz de dotar os jovens desses níveis educacionais. Apesar da melhoria no acesso à educação fundamental, a repetência ainda produz, a cada ano, muitos jovens sem educação fundamental completa. Além disso, existe ainda uma coorte de jovens que hoje se inserem mal no mercado de trabalho, cujos níveis educacionais são ainda mais baixos devido ao fato de terem sido formados antes da melhoria no acesso ao ensino fundamental. Dos jovens de 18 a 25 anos, apenas 22% terminaram o segundo grau, e 46% evadiram da escola sem esse nível de educação completo e 32% ainda se encontram na escola, 21% no segundo grau e 11% ainda no primeiro grau com defasagem idade-série indo de quatro a sete anos. O texto também analisa a escola frequentada por esses jovens e mostra que a maior parte se encontra no ensino regular, que não lhes é adequado. A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é claramente inferior ao necessário. Finalmente, concluímos com algumas experiências de sucesso e as características que uma política de EJA deveria ter.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOs Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacionalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 954: Os Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacionalpt_BR
dc.title.alternativeYoung adults from 18 to 25 years of age: portrait of a educational policy debtpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSituação educacional de jovens adultospt_BR
dc.subject.keywordInserção no mercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
ipea.description.objectiveAbordar as questões relativas à escolarização da população da faixa etária de 18 a 25 anos e seu desempenho no mercado de trabalho no Brasil. usando como exemplo os Estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 954pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text analyzes the educational situation of young adults from 18 to 25 years of age. Their insertion in the labor market provides the background for the rest of the analysis and we can clearly see a deterioration of the labor market for young adults with inadequate schooling levels. The educational system has systematically been unable to provide successive cohorts with these schooling levels. In spite of improvements in access to primary education, grade repetition still produces every year young adults with incomplete education. In addition, there is an age cohort, that today struggles with a poor insertion into the labor market, whose educational levels are even lower due to the fact that they passed through the educational system before the near universalization of primary education. The result is that while only 22% of young adults from 18 to 25 have finished secondary education, 46% have quit school as high school dropouts. The remaining 32% are still in school, 21% in secondary schools and 11% are still enrolled in primary education. The text also analyses the school in which young adults are enrolled and shows that most are in regular classes that are not adequate for their education. Adult and youth education (EJA) is still clearly inferior to what is necessary. Finally, we conclude by mentioning some successful EJA experiences that illustrate the characteristics that an EJA policy should have.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_954.pdf337.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.