Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila-
dc.contributor.otherLima, Ricardo (Sugestões)-
dc.contributor.otherGóes, José (Comentários)-
dc.contributor.otherHatem, Margarida (Comentários)-
dc.contributor.otherMorais, Maria da Piedade (Comentários)-
dc.contributor.otherMotta, Diana (Comentários)-
dc.contributor.otherPaixão, Alexandre (Processamento dos microdados da Pnad)-
dc.contributor.otherHiroi, Emília (Fornecimento de dados)-
dc.contributor.otherCadaval, Maurício (Críticas à versão preliminar do texto)-
dc.contributor.otherVasconcellos, Eduardo (Críticas à versão preliminar do texto)-
dc.contributor.otherOrrico Filho, Rômulo (Críticas à versão preliminar do texto)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-27T20:11:15Z-
dc.date.available2014-03-27T20:11:15Z-
dc.date.issued2003-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2893-
dc.description.abstractApesar do reconhecimento da importância da provisão adequada dos serviços essenciais como instrumento de combate à pobreza e de promoção da inclusão social, este tema é pouco abordado no Brasil, especialmente quando se trata dos serviços públicos de transporte coletivo urbano. Este texto tem como objetivo provocar a reflexão da comunidade técnica sobre a premência do tema, oferecendo elementos para a formulação de políticas públicas para o setor. O trabalho está basicamente dividido em quatro seções, além da introdução. Na primeira, são discutidos os conceitos de pobreza e exclusão social, seguido de uma rápida caracterização da pobreza urbana brasileira. Na segunda, abordam-se as relações entre transporte urbano e pobreza, em particular os impactos do transporte sobre a renda familiar, as oportunidades de trabalho e as decisões de moradia das populações de baixa renda. Na sequência, são debatidas algumas questões consideradas essenciais para o enfrentamento dos problemas apontados, com vistas à formulação de políticas públicas. As conclusões reforçam a necessidade da construção de uma agenda de políticas para o transporte urbano no país sob uma nova perspectiva, tendo como ponto de partida o atendimento das necessidades e carências das populações mais pobres dos principais centros urbanos do país.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransporte urbano e inclusão social: elementos para políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 960: Transporte urbano e inclusão social: elementos para políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeUrban transport and social inclusion: elements for public policiespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransporte coletivo urbanopt_BR
dc.subject.keywordPobreza e transportept_BR
dc.subject.keywordExclusão social e transportept_BR
dc.subject.keywordImpactos do transporte sobre a rendapt_BR
ipea.description.objectiveProvocar a reflexão da comunidade técnica sobre a premência do melhoramento dos serviços públicos de transporte coletivo urbano, oferecendo elementos para a formulação de políticas públicas para o setor.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 960pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIt is widely recognize that providing adequate public services is an instrument to fight poverty and promote social inclusion. Nevertheless, in Brazil this subject is not discussed in depth, especially when it comes to urban public transportation. This paper aims to discuss this theme, and is divided, basically, into three sections. The first one presents the concepts of poverty and social exclusion, and shows a few figures of poverty in Brazilian metropolitan areas. Section Two discusses the impact of public transportation expenditures on poor families’ income, job search, and choice of dwelling areas. Section Three presents some proposals for public policies designed to improve public transportation conditions for the poor. The paper concludes that it is urgent to attend poor the mobility needs of the poor and that policies for the public transportation sector in Brazil must be designed to fulfill such needs.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_960.pdf227.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.