Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2971
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1141.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fiscal space and public sector investments in infrastructure: a Brazilian case-study
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1141: Fiscal space and public sector investments in infrastructure: a Brazilian case-study
Espaço fiscal e o setor público de investimentos em infraestrutura: um estudo do caso brasileiro
Authors: Afonso, José Roberto Rodrigues
Araújo, Erika Amorim
Biasoto Júnior, Geraldo
Abstract: A experiência brasileira é particularmente interessante como um estudo de caso sobre o espaço fiscal para o investimento público, especialmente em infraestrutura. Ao mesmo tempo em que o Brasil apresenta uma das maiores cargas tributárias do mundo, o setor público tem registrado investimentos historicamente baixos, menores que os níveis médios observados em qualquer outro país da América Latina. A ideia de criar um espaço fiscal adequado ao crescimento do investimento tem sido amplamente ignorada ao nível nacional. O pouco que o debate nacional avançou até agora apenas produziu uma melhor definição do desafio. Neste contexto, o artigo não pretende oferecer uma solução pronta para desafios tão grandes e variados, mas contribuir em alguma medida para o desenvolvimento do debate, sistematizando informações e apontando alternativas possíveis, de uma forma preliminar e talvez provocativa.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.