Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Daniel (Organizador)-
dc.contributor.authorMelo, José Marques de (Organizador)-
dc.contributor.authorRodrigues, João Cláudio Garcia (Editor)-
dc.coverage.spatialPaíses do Mercosulpt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialPaíses dos BRICSpt_BR
dc.coverage.temporal2011-2012pt_BR
dc.date.accessioned2014-11-04T15:14:16Z-
dc.date.available2014-11-04T15:14:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3198-
dc.description.abstractEstudar e compreender a comunicação e seus ramos é desafio que não esmorece à medida em que avançam as pesquisas no Brasil. O processo de digitalização das mídias transforma o espectro de atuação de profissionais vinculados a processos comunicacionais em algo ainda mais vasto, espraiando-se para atividades que há apenas duas décadas encontravam-se restritas à informática, ao desenho industrial ou às telecomunicações. O advento da interação em plataformas de comunicação ocasiona uma revolução de efeitos ainda imprecisos para a democracia e a liberdade de expressão. Essa interação, permitida pelo progresso tecnológico que proporciona bancos de dados inimagináveis há 30 anos, reunindo em portais cada vez mais complexos material em vídeo, áudio, videojogos, texto, desperta-nos para uma revolução comunicacional. A comunicação de massa deixa de ser a protagonista que imperou até o final do século 20 e, paulatinamente, cede espaço à comunicação digital fragmentada, por meios cada vez mais numerosos. Bens de consumo ainda acessíveis a poucos no Brasil, a TV com internet, os tablets, e os smartphones de última geração oferecem ao público a prerrogativa de escolher entre aplicativos e conteúdos extremamente diversificados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.publisherSocicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicaçãopt_BR
dc.titlePanorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: 2011/2012: v.4 tendênciaspt_BR
dc.title.alternativePanorama of communication and telecommunications in Brazil: 2011/2012: v.4 trendspt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical424 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIndústrias criativaspt_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordDigitalização das mídiaspt_BR
dc.subject.keywordProcessos comunicacionaispt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3195-
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3196-
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3197-
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationISBN: 978-85-7811-138-0pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: Cap. 1. Indústrias criativas e de conteúdos digitais – 2011 / Alexandre Kieling; Cap. 2. Serviços, aplicativos e conteúdos digitais multiplataformas – avanços no campo público de televisão digital / Cosette Castro; Cap. 3. Mapa cognitivo: ensino da comunicação no Brasil / Maria Cristina Gobbi; Cap. 4. Perspectivas e análises das tendências profissionais e ocupacionais para a área de comunicação no Brasil / Andréa Ferraz Fernandez; Cap. 5. A regulação no setor de telecomunicações e comunicação no Brasil / Monique Menezes; Cap. 6. Comunicação e telecomunicações nos países BRICS e Mercosul / Irene Cristina Gurgel do Amaral.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
ipea.classificationTerceiro Setor. Serviços. Turismopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros
Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro_panoramadacomunicacao_volume04_2012.pdf8.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.