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dc.contributor.authorPeliano, Anna Maria T. Medeiros-
dc.contributor.authorSilva, Enid Rocha Andrade da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-25T16:50:16Z-
dc.date.available2014-11-25T16:50:16Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3244-
dc.description.abstractO estudo que ora se divulga acrescenta uma dimensão nova aos resultados da Pesquisa Ação Social das Empresas: baseia-se em uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e traz informações relevantes para a compreensão das motivações e das atitudes do setor privado no campo social. O trabalho traduz os caminhos que o IPEA vem trilhando na sua histórica dedicação à análise dos problemas sociais no Brasil, de suas causas e consequências, e à formulação de propostas eficazes para seu enfrentamento. Trata-se de ampliar as investigações no campo das ações sociais de caráter público, porém não estatal. O objetivo é identificar espaços para que a ação do Estado seja compartilhada com outras iniciativas da sociedade, tanto de empresas privadas quanto de organizações do terceiro setor. Não se trata de propor a substituição do Estado, muito pelo contrário, mas de alargar o manto do público, introduzindo novos atores que, junto com o Estado, possam impulsionar mudanças necessárias à construção de uma sociedade mais justa. Apesar da insistente demanda por parcerias, os avanços nessa direção têm sido lentos, em parte pela dificuldade de se romper com velhos hábitos de isolacionismo, em parte por mútuo desconhecimento do que realiza cada um dos parceiros potenciais. Conhecer os modos e os meios empregados por um desses parceiros, a iniciativa privada, na realização de ações sociais, suas motivações, resultados e procedimentos é, portanto, um caminho importante a ser percorrido, para que as parcerias almejadas alcancem a escala necessária e possam contribuir para uma mudança radical na condição de exclusão social vivenciada por milhões de brasileiros.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleBondade ou interesse? Como e por que as empresas atuam na área socialpt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical103 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o credito ao autor original e citada a fonte (http://ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEmpresas privadaspt_BR
dc.subject.keywordServiços sociaispt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
ipea.description.objectiveRessaltar que o estudo do IPEA ocupa-se com o comportamento das empresas como ator social que vem se inserindo no campo das políticas públicas de combate à pobreza.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationCapítulos do livro: 1) Que estudo é arte?; 2) Bondade ou interesse: por que as empresas atuam na área social?; 3) Modismo ou permanências: quais as perspectivas das ações sociais das empresas?; 4) Próximas ou distantes: quais os vínculos das empresas com a comunidade?; 5) Transformadoras ou compensatórias: que tipo de ações desenvolvem as empresas?; 6) Amadorismo ou profissionalismo: como operam as empresas?; 7) Substituto ou complemento: em relação ao Estados, qual o papel do setor privado na área social?; 8) Filantropia ou compromisso social: o que há de novo no mundo empresarial?pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsProteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidadespt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros

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