Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelo, José Marques de (Coordenador, organizador)-
dc.contributor.authorSimis, Anita (Coordenador)-
dc.contributor.authorMachado, Elias (Coordenador)-
dc.contributor.authorLago, Claudia (Coordenador)-
dc.contributor.authorCastro, Daniel (Coordenador, organizador)-
dc.contributor.authorCastro, Cosette (Coordenador, organizador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-28T18:22:12Z-
dc.date.available2014-11-28T18:22:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3279-
dc.description.abstractO livro trata do levantamento do estado da arte da pesquisa e mercado da comunicação brasileira, suas tendências são de curto, médio e longo prazo. Ao desenvolver a pesquisa intitulada panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil, estimulando estudos metodologicamente desenvolvidos além dos muros acadêmicos, Ipea e Socicom ofereceram a oportunidade de novos espaços de pesquisa e investigação de forma interdisciplinar na tentativa de dar conta das complexas transformações vivenciadas na primeira década do século XXI. A partir dos dados e analises oferecidas nesses estudos, foi possível passar para um outro nível de acompanhamento sobre a pesquisa e o mercado em comunicação no Brasil, seja a partir da realidade nacional, seja comparando-o com outros países. O estabelecimento de indicadores e a continuidade das pesquisas através da realização de séries históricas nessa área proporcionam compreender as mudanças passadas, seja em termos tecnológicos, seja em termos de atualização do marco legal da comunicação e das telecomunicações, seja na produção e distribuição de conteúdos e serviços digitais, seja na avaliação sobre o tipo de oferta informativa existente e também sobre a produção de conhecimento em circulação. Mais do que isso, ajudarão no estabelecimento de políticas públicas para o Brasil, além de oferecer pistas importantes para garantir o desenvolvimento de áreas estratégicas da futura indústria de conteúdos digitais, voltadas para a inclusão social, para a diversidade cultural, para a ampla circulação da informação (pública ou privada, paga ou gratuita), para o fomento à pesquisa e inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável, para a capacitação profissional e para ampliação do mercado de trabalho. Inclui a criação de um observatório sobre políticas públicas em comunicação e desenvolvimento, que deverá acompanhar as ações do governo em seus diferentes âmbitos na busca por garantir a comunicação como um direito humano, básico e diretamente relacionado a melhora da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.publisherSocicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicaçãopt_BR
dc.titlePanorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: v. 3 tendências na comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativePanorama of communication and telecommunications in Brazilpt_BR
dc.typeLivrospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical267 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa e mercado da comunicação brasileirapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas em comunicação e desenvolvimentopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3277pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3278pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationISBN: 978-85-7811-085-7pt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: Cap. 1. Panorama da produção de conhecimento em comunicação no Brasil / Maria Cristina Gobbi; Cap. 2. Tendências Ocupacionais e Profissionais / Andrea Ferraz Fernandez; Cap. 3. A digitalização nas indústrias criativas e de conteúdos digitais / Alexandre Kieling; Cap. 4. Panorama da comunicação em 11 países da comunidade ibero-americana / Sivaldo Pereira da Silva.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro_panoramadacomunicacao2010_vol3.pdf3.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.