Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3451
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n140_Evolução.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Title: Evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos e Europa em decorrência da crise econômica
Other Titles: Comunicados do Ipea 140 : Evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos e Europa em decorrência da crise econômica
Authors: González, Roberto
Campos, André Gambier
Araújo, Victor
Bizarria, José
Tironi, Luis
Garcia, Ronaldo Coutinho
Acioly, Luciana
Pires, Murilo
Viana, André
Calixtre, André
Abstract: Este comunicado é resultado das atividades do Grupo de Trabalho sobre a Crise (GT Crise) do Ipea e apresenta um panorama sobre as repercussões da crise financeira internacional focando os desenvolvimentos recentes ocorridos nos países desenvolvidos, em particular nos Estados Unidos da América (EUA), onde se iniciou, e na Europa, onde se encontra o atual epicentro. Inicialmente, apresenta sucintas considerações sobre o desenvolvimento da crise nas economias centrais, o que é seguido de uma descrição da trajetória do Produto Interno Bruto (PIB) nos EUA e Europa. É estabelecida então uma padronização para o comportamento dos países europeus, e a partir disto, faz a análise do mercado de trabalho nos EUA e Europa. Nos EUA os dados para o mercado de trabalho confirmam a ligeira recuperação do setor produtivo, mas com níveis baixos de salários e a manutenção de uma grande massa de desempregados. O processo observado no continente europeu permite uma clara padronização do comportamento do mercado de trabalho entre os países do Norte, do Sul e do Leste europeus, refletindo uma divisão do trabalho entre os países da região e seu grau de comprometimento diante da crise. Enquanto os países do Norte e do Leste apresentam um padrão de estabilização tendendo à melhora, os países do Sul do continente claramente vivem uma situação econômica preocupante.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.