Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Celina-
dc.contributor.otherFontanelli, Flávio (Colaborador)-
dc.contributor.otherSilva, Karine (Colaborador)-
dc.contributor.otherParra, Nubia (Colaborador)-
dc.contributor.otherBustelo, Santiago (Colaborador)-
dc.contributor.otherTinoco, Vinicius (Colaborador)-
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-26T20:25:25Z-
dc.date.available2015-02-26T20:25:25Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3455-
dc.description.abstractEste estudo analisa a capacidade burocrática dos governos federais da Argentina e do Brasil a partir do conceito de capacidade do Estado. Foram investigadas a profissionalização, a qualificação, as regras para promoção e a forma de recrutamento dos servidores. Este Texto para Discussão conclui que, embora a trajetória inicial de constituição do sistema burocrático tenha sido semelhante nos dois países, a forma de recrutamento da burocracia passou a ser diferente após a redemocratização. O Brasil cumpriu os requisitos da autoridade racional-legal weberiana – seleção via concursos competitivos e emprego com estabilidade –, enquanto a Argentina manteve o recrutamento baseado nos laços pessoais e/ou partidários e sem estabilidade. Isto não significa que a burocracia argentina careça de qualidade, mas, sim, que o sistema não cumpre ainda os requisitos weberianos de mérito e estabilidade. Essa diferença é explicada pelas agendas da redemocratização de cada país, que privilegiaram distintas questões.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCapacidade burocrática no Brasil e na Argentina: quando a política faz a diferençapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2035 : Capacidade burocrática no Brasil e na Argentina: quando a política faz a diferençapt_BR
dc.title.alternativeBureaucratic capacity in Brazil and Argentina: when politics makes a differenceen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical67 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCapacidade burocráticapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de burocratizaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedemocratizaçãopt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar vantagens institucionais do Estado brasileiro para a promoção de políticas críticas ao desenvolvimento por meio da análise comparativa com um grupo de países emergentes, quais sejam: Rússia, Índia, China, África do Sul e Argentina.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice: possui apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2035pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe study analyses bureaucratic capacity in Brazil´s and Argentina´s federal governments by applying the concept of state capacity. To capture the capacity civil servants the study investigated dimensions such as professionalization, qualification, promotion rules, and recruitment mechanisms for entering the civil service. The study shows that although both countries experienced the same trajectory in the early years of the construction of their bureaucratic systems and that access to civil service combined patronage and meritocratic patterns in the early 2000s, however, Brazilian political elites implemented a constitutional mandate determining that access to civil service was conditioned to competitive exams, making the system closer to Weber´s rational-legal authority type. Argentina, in contrast, kept the selection of their civil servants based on personal and political ties. This does not mean that Argentina´s bureaucracy lacks quality but they do not fulfill some of Weber´s requirements such as stability and selection more based on merit rather than patronage. The study argues this difference is explained by different redemocratization agendas.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2035.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2035_sumário_executivo.pdf39.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.