Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3547
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1999.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
td_1999_sumario_executivo.pdf422.97 kBAdobe PDFView/Open
Title: Ciclos políticos eleitorais e investimentos das administrações públicas no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1999: Ciclos políticos eleitorais e investimentos das administrações públicas no Brasil
Political electoral cycles and public investments in Brazil
Authors: Orair, Rodrigo Octávio
Gouvêa, Raphael Rocha
Leal, Ésio Moreira
Abstract: Este trabalho provê novas evidências para a literatura empírica que explora a presença de ciclos políticos eleitorais nos investimentos públicos no Brasil. A abordagem se diferencia da maior parte dos trabalhos da área por aplicar a modelagem de espaço de estados. Sua maior vantagem é estimar o componente cíclico com maior precisão e de maneira endógena. Outra distinção é considerar a presença de ciclos nos três entes federados, além das transferências do governo federal, permitindo-se uma visão mais abrangente da administração pública e das inter-relações federativas. As contribuições mais relevantes foram: i) a identificação de diferenças qualitativas nos ciclos eleitorais de cada ente federado, constatando-se menor grau de influência direta das eleições municipais conforme se caminha da esfera local para as esferas estadual e federal; e ii) a observação de estreita relação entre os ciclos bienais das transferências do governo federal e dos investimentos dos demais entes federados.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3983
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.