Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3560
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n109_Acordo.pdf322.3 kBAdobe PDFView/Open
Title: O acordo de Copenhague e as decisões de Cancun no contexto da convenção do clima
Other Titles: Comunicados do Ipea 109 : O acordo de Copenhague e as decisões de Cancun no contexto da convenção do clima
Authors: Motta, Ronaldo Seroa da
Hargrave, Jorge
Luedemann, Gustavo
Balbim, Renato
Abstract: Este comunicado resume os principais resultados das Conferências das Partes de Copenhague (em 2009) e Cancun (em 2010), no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC). Analisa detalhadamente as metas notificadas no Acordo de Copenhague e confirmadas nas decisões de Cancun, discutindo as suas implicações para as negociações futuras e sua contribuição para o compromisso de se limitar o aumento de temperatura global entre 1,5°C e 2,0°C. O objetivo era concluir uma agenda de negociações baseada no Plano de Ação de Bali (BAP, na sigla em inglês), a saber: i) uma visão compartilhada para ação cooperativa de longo prazo; ii) ações mais intensas de adaptação e mitigação; e iii) finanças, tecnologia e capacitação. Isso inclui termos de compromissos e metas de cortes absolutos de emissão por parte dos países desenvolvidos e contribuições voluntárias de mitigação de emissões dos países em desenvolvimento, mediante aporte de recursos e transferência de tecnologia por parte dos países desenvolvidos.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Relatórios de Atividades / Técnicos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.