Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFoguel, Miguel Nathan-
dc.contributor.authorVeloso, Fernando A.-
dc.contributor.otherFerreira, Sergio Guimarães (Comentários)-
dc.contributor.otherCampos, Maína Celidonio de (Comentários)-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro-
dc.date.accessioned2015-03-24T14:06:04Z-
dc.date.available2015-03-24T14:06:04Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3638-
dc.description.abstractNeste trabalho, são analisados alguns métodos que podem ser usados para realizar agrupamentos de unidade que compõem algum sistema de provisão de serviços públicos (por exemplo, escolas, postos de saúde e delegacias). Os métodos aqui analisados são: i) o baseado em alguma partição espacial das unidades (por exemplo, agrupamento por região administrativa de uma cidade); ii) o que se denominou indicador ordenado, no qual as unidades do sistema são agrupadas segundo alguma partição da distribuição (por exemplo, décimos) da média ponderada das variáveis de interesse das unidades; e iii) o de clusters, que utiliza uma medida de distância entre essas múltiplas variáveis para agrupar as unidades do sistema de forma a que haja uma elevada homogeneidade das unidades dentro dos grupos e, ao mesmo tempo, uma alta heterogeneidade entre os grupos. Um exercício empírico utilizando informações do sistema de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro é apresentado no texto para fins de comparação dos métodos em foco.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAgrupando unidades de sistemas de serviços públicospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2051 : Agrupando unidades de sistemas de serviços públicospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical23 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordClusterspt_BR
dc.subject.keywordProvisão de serviços públicospt_BR
dc.subject.keywordOrganização de dadospt_BR
dc.subject.keywordMetodologias de agrupamentopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar alguns métodos que podem ser usados para realizar agrupamentos de unidade que compõem algum sistema de provisão de serviços públicos (por exemplo, escolas, postos de saúde e delegacias).-
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2051pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this study we analyze some methods that can be used to perform grouping of unit that make up a public service delivery system (e.g., schools, health centers and police stations). The methods discussed here are: i) one based on some spatial partition of the units (for example, grouping by administrative region of a city); ii) what we call ordered indicator, in which the system units are grouped according to some partition of the distribution (e.g., deciles) of the weighted average of the variables of interest of the units; and iii) clusters that use a distance measure across these multiple variables to group the units of the system so that there is a high homogeneity of the units within the groups and, at the same time, a high heterogeneity among the groups. An empirical exercise using information from the municipal public school system of Rio de Janeiro is presented in the text for comparison of the methods in focus.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2051.pdf569.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2051_sumex.pdf31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.