Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLameirão, Camila Romero-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2010pt_BR
dc.date.accessioned2015-03-30T19:43:53Z-
dc.date.available2015-03-30T19:43:53Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3657-
dc.description.abstractAs análises acerca das relações entre Executivo e Legislativo federal, no Brasil, relacionam o apoio da coalizão às iniciativas do governo no Congresso à representação dos partidos da base nos ministérios. Destas abordagens, prevalece um entendimento de que a distribuição de cargos no Executivo cumpre a função de coordenar as ações da coalizão partidária aos interesses do governo. Pretende-se neste estudo qualificar precisamente esta coordenação. Como, no exercício de seus mandatos, os presidentes se mobilizam e organizam para interagir com o Legislativo e, sobretudo, com sua base partidária? É este o ponto de partida deste trabalho. Sob uma perspectiva de análise que enfatiza as estruturas e as competências dispostas na Presidência da República, mais precisamente na Casa Civil, o texto procura discutir como, particularmente, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva promoveram em suas respectivas gestões a coordenação política governamental. A partir de uma abordagem institucional, introduzida no campo de estudos presidenciais por Terry Moe, pretende-se analisar os níveis de controle do presidente sobre as estruturas de coordenação política projetadas na Presidência. Argumenta-se que, em alguns períodos, para galvanizar o suporte de sua coalizão, os presidentes não apenas expandem a representação de sua base partidária em cargos no ministério, mas também concedem espaços na sua própria estrutura de poder, a Presidência, a membros da coalizão.Com base em variáveis específicas, ver-se-á que são diversos os arranjos de articulação política organizados ao longo dos respectivos mandatos, e que expressam diferentes níveis de controle do presidente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Papel da Presidência na gestão da coordenação política governamental : arranjos e dinâmicas de poder com a coalizão (1995-2010)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2041 : O Papel da Presidência na gestão da coordenação política governamental : arranjos e dinâmicas de poder com a coalizão (1995-2010)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical63 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPresidênciapt_BR
dc.subject.keywordCargos de confiançapt_BR
dc.subject.keywordPoder Executivopt_BR
dc.subject.keywordPoder Legislativopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação políticapt_BR
dc.subject.keywordGoverno de coalizãopt_BR
ipea.description.objectiveInvestigar como a Presidência, que constitui a estrutura de poder direta e imediata do presidente, é mobilizada para atuar em um contexto de governo de coalizão, especificamente na relação entre Executivo e Legislativo e com os partidos da base.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice: possui apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2041pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe analysis of the relations between the federal Executive and Legislative, in Brazil, relate the support of the partisan coalition to government initiatives in Congress with the parties’ representation of the base in the ministries. These approaches suppose an understanding that the distribution of cabinet’s role in the Executive branch fulfills the function of coordinating the actions of partisan coalition to government interests. It is intended in this study to precisely qualify this coordination. How, in the exercise of their terms, presidents mobilize and organize their government to interact with the legislature and their partisan coalition? This is the starting point of this work. Under an analytical perspective that emphasizes organizational structure and attributions of the Presidency, precisely at the Civil House, the text discusses how, particularly, Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva managed the political coordination of their government. Under an institutional approach, introduced in the field of presidential studies by Terry Moe, the work intends to analyze the president’s levels of control on political coordination structures projected in the Presidency. It is argued that in some periods, to galvanize the support of their coalition, the presidents not only expand the representation of their partisan base in cabinet’s role in the Executive branch, but grant spaces in their own power structure, the Presidency, to the members of the coalition. Based on specific variables, it will be seen that there are several political articulation arrangements arranged along their respective terms and they express different levels of control of the president.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2041.pdf576.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2041_sumex.pdf32.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.