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dc.contributor.authorDelgado, Victor Maia Senna-
dc.contributor.authorMachado, Ana Flávia-
dc.coverage.spatialMinas Geraispt_BR
dc.date.accessioned2015-04-01T17:13:35Z-
dc.date.available2015-04-01T17:13:35Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3665-
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve o método semiparamétrico denominado Análise Envoltória de Dados – Data Envelopment Analysis (DEA) – em dois estágios para detectar a fronteira de eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais nos níveis fundamental e médio. A primeira etapa desse processo consiste em calcular a eficiência pela DEA e a segunda em comparar os resultados de eficiência por meio de uma regressão com variáveis de condições socioeconômicas familiares, de infra-estrutura e dotação das escolas. As bases censitárias do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que aplica os exames de proficiência de matemática e português para 4ª e 8ª séries do fundamental e 3ª série do ensino médio, e do Sistema Informacional de Custo Aluno (Sica), além do Censo Educacional do Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC/Inep) de 2003 permitiram aplicar uma das primeiras análises de eficiência por escola desenvolvida para o ensino básico do país. Os resultados encontrados sugerem que uma complementaridade dos insumos, dentro e fora da escola, possibilita o seu melhor desempenho. Escolas localizadas nas mesorregiões do estado onde há mais abundância de recursos educacionais possuem chance maior de serem mais eficientes e prestarem um ensino de melhor qualidade. Porém, existem bons exemplos de desempenho em regiões mais carentes e, em termos gerais, os resultados do produto educacional do estado podem melhorar bastante, caso se consiga um maior nível de eficiência para as escolas estaduais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEficiência das escolas públicas estaduais de Minas Geraispt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 427-464 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas estaduaispt_BR
dc.subject.keywordInfra-estruturapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3358pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 37, n. 03, p. 427-464, dez. 2007.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper develops the semi-parametrical two-stage Data Envelopment Analysis to detect the efficiency frontier of public Brazilian Minas Gerais state schools. The first stage computes the Data Envelopment Analysis (DEA) – Análise Envoltória de Dados – efficiency, the second one inputs the DEA results to a truncated-regression with background and endowment variables. The new data basis of school proficiency, Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), and cost-measurement, Sistema Informacional de Custo Aluno (Sica), either the Educational Census of Education Ministry 2003, permitted this new application of efficiency measurement for schools. The results shows that input-complementarity in and out school contribute to greater performance. Best located schools, where the educational inputs are better, are more efficient in probability. However, there are some good examples of efficient schools emerging from poor regions and, in general terms, all stated educational results can improve considerably if the schools get to improve their efficiency.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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