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dc.contributor.authorBrandão, Luiz E. T.-
dc.contributor.authorSaraiva, Eduardo C. G.-
dc.contributor.otherSigelmann, Daniel (Apoio técnico)-
dc.contributor.otherAraújo, Rubens Oliveira de (Apoio técnico)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-01T19:47:07Z-
dc.date.available2015-04-01T19:47:07Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3668-
dc.description.abstractUm dos objetivos das Parcerias Público-Privadas (PPP) é viabilizar projetos de infra-estrutura através da concessão de algum tipo de apoio governamental, como garantias ou aportes de recursos. Entre as formas de redução de risco, inclui-se a concessão de garantias de demanda, em que o governo indeniza o investidor sempre que a sua receita ficar abaixo de um piso predeterminado. Neste trabalho desenvolvemos um modelo de opções reais para determinar o valor dessas garantias e estabelecer limites tanto para o risco do investidor privado quanto para o comprometimento financeiro do governo. Concluímos que uma garantia de tráfego mínimo associada a um teto nos desembolsos permite uma significativa redução de risco do projeto, ao mesmo tempo em que evita ônus excessivos para o poder público.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGarantias governamentais em projetos de PPP : uma avaliação por opções reaispt_BR
dc.title.alternativeValuing government guarantees in toll road projectspt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 381-404 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordProjetos de infraestruturapt_BR
dc.subject.keywordParcerias Público-Privadas (PPP)pt_BR
dc.subject.keywordConcessão de garantiaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3358pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 37, n. 03, p. 381-404, dez. 2007pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe use of private capital in public infrastructure projects has been sought by many governments as a way to overcome budgetary constraints and foster economic growth. For some types of projects, this investment may require government participation in the form of project guarantees in order to reduce the risk to the private investor. We develop a real options model to assess the value of these guarantees, analyze the cost/benefit of each level of support, and propose alternatives to limit the exposure of the government while still maintaining the benefits to the private investor. We conclude that a minimum traffic guarantee combined with a cap on the total government outlays for the project offers the best combination of risk reduction for the private investor and liability limits for the government.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

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