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dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2001-2007pt_BR
dc.date.accessioned2015-04-08T19:11:36Z-
dc.date.available2015-04-08T19:11:36Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726-
dc.description.abstractEste capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidadept_BR
dc.title.alternativeRealization of the right to education : inclusion and quality improvementpt_BR
dc.typeBrasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 617-637pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordQualidade da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Universidade para Todos (ProUni)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078pt_BR
ipea.description.objectiveApontar as problemáticas enfrentadas pela qualidade na educação pública brasileira, no contexto do direito à educação, previsto pela Constituição Federal.pt_BR
ipea.description.additionalinformationCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 3)pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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