Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3921
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2013_v_2.pdf10.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Disparidades do produto interno bruto per capita no Brasil : uma análise de convergência em diferentes escalas regionais (1970-2008)
Other Titles: Disparities in per capita gross domestic product in Brazil : an analysis of convergence at different regional scales (1970-2008)
Authors: Resende, Guilherme Mendes
Magalhães, João Carlos Ramos
Abstract: Este capítulo, busca responder a uma questão ainda pouco explorada na literatura para dados brasileiros: se a mudança no nível de agregação dos dados, ou seja, na escala de análise escolhida para se recortar o território brasileiro, modifica significativamente o padrão de desigualdade espacial do produto interno bruto (PIB) per capita. Para respondê-la, calcula, por meio de quatro diferentes estatísticas, a tendência de convergência ou divergência do PIB per capita entre 1970 e 2008 para quatro escalas espaciais: municípios, microrregiões, mesorregiões e Unidades da Federação. Investiga uma questão pertinente: qual seria o padrão da dispersão do PIB per capita ao se dividir o Brasil nos subconjuntos (ou clubes) Norte e Nordeste e resto do país. Esta análise também será empreendida nas quatro escalas geográficas aqui estudadas e possibilitará uma maior compreensão da dinâmica dos PIBs per capita em múltiplas escalas espaciais. O texto está organizado da seguinte forma: além desta introdução, a seção 2 apresenta a literatura sobre o tema de convergência regional. A seção 3 discute os índices de desigualdade regional para se calcular a medida de σ-convergência. A seção 4 descreve a base de dados utilizada, bem como as quatro escalas geográficas empregadas no estudo. A seção 5 apresenta os resultados das análises nas quatro escalas regionais para o Brasil como um todo e para os dois subconjuntos (ou clubes) Norte e Nordeste e resto do país. E, finalmente, a seção 6 apresenta as principais conclusões deste estudo.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.