Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4106
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bmt33_02_notatecnica02.pdf97.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Um Aspecto da subocupação por insuficiência de horas trabalhadas : a análise do desejo de trabalhar horas adicionais
Authors: Machado, Danielle Carusi
Machado, Ana Flávia
Abstract: A subocupação por insuficiência de horas de trabalho é um fenômeno pouco estudado no caso brasileiro. Os dados, no entanto, mostram que o percentual de pessoas ocupadas insatisfeitas com a jornada de trabalho é de 10%, correspondendo a um total aproximado de 1 milhão de pessoas. No período estudado, houve decréscimo dessa parcela de trabalhadores, após aumento significativo em 2003, o que impediu que a proporção de subocupados voltasse ao nível de setembro de 2002. Considerando as questões propostas por este trabalho, pode-se, em primeiro lugar, afirmar que existe, sim, uma diferença regional relativa à subocupação. Recife é a RM de maior proporção de subocupados, ao passo que São Paulo é a de menor. Em alguns anos, Salvador se apresenta na mesma posição de Recife. Em segundo lugar, há, sim, uma relação entre insuficiência de horas trabalhadas e insuficiência de renda. Embora não se tenha introduzido nenhuma medida de pobreza, o fato de a subocupação prevalecer em Recife e em Salvador vis-à-vis as outras metrópoles analisadas, de estar sobre-representada entre os de menor nível de rendimento e entre os ocupados no setor informal, em ocupações manuais, é uma evidência da associação entre essa condição de ocupação e a de pobreza.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3989
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.