Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorGalvão, Juliana de Castro-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-07T20:23:12Z-
dc.date.available2015-08-07T20:23:12Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4109-
dc.description.abstractNeste texto, avalia-se em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes da riqueza no Brasil. O foco deste estudo é nos trabalhadores que compõem o 1% mais rico da distribuição da renda do trabalho. Para isso, foram utilizados os dados de formação universitária específica da amostra do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A principal conclusão é a de que a educação pode ser importante para explicar a desigualdade total, mas não há evidências de que a educação de massa seja um dos fatores mais relevantes para esclarecer as diferenças entre os ricos e o restante da população brasileira. Nem mesmo a educação de elite pode ser tomada como um dos principais determinantes dos níveis atuais de riqueza. Há, portanto, uma parte importante da desigualdade total que não será reduzida por políticas educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação e o rendimento dos ricos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2080 : Educação e o rendimento dos ricos no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical27 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEstratificação socialpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordRicospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade salarialpt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes da riqueza no Brasil. Define-se como ricas as pessoas que fazem parte do 1% mais rico da distribuição de rendimentos do trabalho.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice: possui apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2080pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe examine the extent to which education is a main determinant of affluence in Brazil. We focus on workers in the top 1% of the labor earnings distribution. We use university courses data from the Sample Questionnaire of the 2010 Census. Our main conclusion is that while education may be important to explain total inequality, there is no evidence that mass education is a major factor explaining the differences between the rich and the rest of the population. Not even elite education can be assumed to be a main determinant of the current levels of affluence. Consequently, an important part of total inequality cannot be reduced by educational policies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2080.pdf748.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2080_sumex.pdf33.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.