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dc.contributor.authorSilva Júnior, Luiz Honorato da-
dc.contributor.authorSobral, Eryka Fernanda Miranda-
dc.coverage.spatialPernambucopt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-17T18:09:10Z-
dc.date.available2015-08-17T18:09:10Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4177-
dc.description.abstractO ICMS socioambiental surge para o estado de Pernambuco inspirado no ICMS ecológico de Minas Gerais, abrangendo critérios de repasse, tanto critérios ambientais quanto sociais. Apesar de evidente o benefício da política, ainda não se têm avaliações conclusivas sobre seus componentes sociais. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia dos componentes sociais da política, a saber: educação, saúde e receita tributária própria do ICMS socioambiental, a partir de um processo de Markov. Por meio das cadeias de Markov diagnosticadas para cada critério, observam-se a aderência dos municípios à política e o quanto se obtém de reação aos incentivos econômico-financeiros a partir da mobilidade dos municípios em busca de maiores benefícios da política. A análise é realizada para o período 2004-2009, e se verifica que o critério saúde foi o que apresentou maior mobilidade entre as faixas percentuais. Em seguida, pode-se destacar o critério receita tributária própria e, por fim, o critério educação apresentando menor mobilidade. O trabalho conclui que a política tem sido importante no sentido de se criar uma saudável competição por recursos entre os municípios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO ICMS socioambiental de Pernambuco : uma avaliação dos componentes socioeconômicos da política a partir do processo de Markovpt_BR
dc.title.alternativeThe “ICMS socioambiental law” in Pernambuco state : an evaluation of the components of socioeconomic policy from Markov processpt_BR
dc.title.alternativeEl ICMS socioambiental de Pernambuco : una evaluación de los componentes socioeconómicos de la política a partir del proceso de Markovpt_BR
dc.title.alternativeL’ICMS socio-environnement de Pernambuco : une evaluation des composantes socio-economiques de la politique a partir du processus de Markovpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 189-217, il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordICMS ecológicopt_BR
dc.subject.keywordICMS socioambientalpt_BR
dc.subject.keywordCadeias de Markovpt_BR
dc.subject.keywordPolítica ambientalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3626pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 42, 390 p., jan./jun. 2014pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe ICMS socioambiental Law arises for the state of Pernambuco inspired by the Ecological ICMS in Minas Gerais, covering transfer criteria in both environmental criteria as well as in social criteria. Despite the obvious benefit of the policy, there are still no conclusive assessments about their social components. The objective of this study is to evaluate the effectiveness of social policy components: Education, Health and Income Tax Self from a Markov process. Through Markov chains diagnosed for each criterion, there is adherence to the policy of the municipalities and how to get reaction to the economic and financial incentives from the mobility of municipalities seeking greater benefits policy. The analysis is performed for the period 2004 to 2009, and it appears that the criterion for health showed the largest percentage mobility between tracks. Then one can highlight the criterion Own Tax Revenue, and finally, presenting a lower mobility: education. The paper concludes that the policy has been important in order to create a healthycompetition for resources among the municipalities.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

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